O deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) inicia nesta semana uma série de lives para explicar o semipresidencialismo para quem não conhece o modelo de governo e deseja esclarecer dúvidas. A primeira está marcada para a próxima quinta-feira, às 19h, apenas pelo Instagram, e foi intitulada “O que é o Semipresidencialismo?”
O deputado é coordenador do Grupo de Trabalho, instalado na Câmara dos Deputados, para debater a modernização do modelo de governança brasileiro. Juntamente com Moreira, participam do GT os deputados Marcel Van Hattem (NOVO-RS), Margarete Coelho (PP-PI), Enrique Misasi (PV-SP), Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), Luisa Canziani (PTB-PR), Alice Portugal (PCdoB-BA), Luiz Philipe de Orleans e Bragança (União-SP), Felipe Rigoni (União-ES) e Gastão Vieira (PROS-MA).
Além dos parlamentares, o GT conta com um Conselho Consultivo formado pelo ex-presidente Michel Temer, doutor em direito pela PUC-SP, Ellen Gracie, ex-ministra do STF, Nelson Jobim, ex-ministro do STF, Monica Caggiano, doutora pela USP, Manoel Gonçalves Ferreira Filho, doutor e professor emérito da USP, Nina Beatriz Stocco Ranieri, doutora pela USP, Rodrigo Bittencourt Mudrovitsch, doutor pela USP, Maria Hermínia Tavares de Almeida, doutora pela USP, Jorge Octávio Lavocat Galvão, doutor pela USP e procurador do DF, e Elival da Silva Ramos, doutor pela USP.
“O nosso presidencialismo é o mesmo praticamente desde a proclamação da República. Hoje, a execução de um plano de governo fica na mão apenas do presidente da República, que assume toda a responsabilidade. Os deputados não têm responsabilidade direta pelo sucesso ou fracasso desse plano. Não se cobra deles. Então, há uma dissociação”, afirma o deputado Samuel Moreira.