O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em exercício, Francisco Matturro, e o deputado estadual Itamar Borges receberam nesta sexta-feira (01/04) representantes da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), na sede da SAA.
Caio Vinicius Rossato, presidente da ABCB, destacou a necessidade do setor em aumentar a produtividade do leite, pois o mercado de produtos derivados do leite de búfala vem em constante crescimento e a demanda atual é maior que a produção. Para a resolução, a ABCB solicitou à SAA uma parceria com o Instituto Zootecnia para dar andamento a um projeto de melhoramento genético.
No encontro, Francisco Matturro recebeu as demandas e colocou à disposição o corpo técnico da Secretaria para atender as necessidades dos criadores paulistas de búfalos.
São Paulo é um Estado de grande relevância para a criação, com mais de 112 mil cabeças. As regiões do Vale do Ribeira e do Sudoeste do Estado concentram as principais bacias leiteiras.
O rebanho bubalino brasileiro tem cerca de três milhões de animais e atualmente 30% das criações são destinadas à produção de leite. Nos últimos anos, o rebanho leiteiro tem crescido a uma taxa de 45% a.a no País.
Participaram da reunião o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; o pesquisador científico do Instituto de Zootecnia, Enilson Geraldo Ribeiro; o vice-presidente da ABCB, Simon Fernandes Riess; o conselheiro fiscal da ABCB, Clóvis Cerqueira; o proprietário do Laticínio Levitare, Jorge Nakid; o criador de bubalinos, Eduardo Aziz Haik e o proprietário da Estância Jaborandi, Thiago Macedo.