A Polícia Civil, por intermédio das Delegacias de Investigações Sobre Entorpecentes de Registro (DISE) e 1.a Distrito Policial de Registro, deram cumprimento a ordens de prisão temporária e busca e apreensão contra pessoas investigadas por crimes ambientais ocorridos no Vale do Ribeira, assim como, o furto de três cachorros da raça foxhound ocorrido contra o Grupo de Proteção Animal de Registro (GPA) em dezembro de 2022.
Foram vistoriadas três residências localizadas nos municípios de Pariquera-Açu e Cajati. No total, os investigadores apreenderam 749 munições de arma de fogo novas e deflagradas, 1 explosivo, 5 espingardas, além de vasto material utilizado no carregamento de cartuchos de espingardas, como pólvora, chumbo, buchas e espoletas. Foram recolhidas munições dos calibres 20, 22,28,32,36 e 40.
Além dos artefatos ilícitos previstos nos Estatuto do Desarmamento, os policiais civis recuperaram 17 cachorros da raça foxhound, geralmente utilizados por caçadores para capturar animais da fauna. Foram localizadas, na geladeira de um dos presos, mais de 14 quilos de carne de animal silvestre ilegalmente abatido.
Nessa ação de campo a Polícia Civil prendeu em flagrante, na manhã de hoje (13), quatro homens (26,29,39 e 69 anos) e uma mulher (46 anos). Um homem (45 anos) será investigado pela participação nos crimes. Além das prisões cautelares, foram apreendidos e encaminhados à perícia criminal 3 veículos e sete celulares.
Todo material relacionado a caça também foi apreendido como apitos de madeira, lanternas, armadilhas, motosserra, facões, kit de serras elétricas.
Lavrados os procedimentos processuais previstos na legislação, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário e os animais recuperados foram devolvidos ao Grupo de Proteção Animal de Registro (GPA) para adoção dos cuidados necessários.