A Polícia Ambiental de Iguape flagrou duas embarcações realizando pesca ilícita de manjuba no Rio Ribeira de Iguape, nesta terça-feira (3). A pesca acontecida em período de piracema, baseado nas Instruções Normativas do IBAMA n° 195/08 e 33/04 respectivamente. Os infratores foram autuados em um total de R$ 24.000,00 pelas infrações cometidas.
A ação aconteceu enquanto a equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizava patrulhamento náutico pelo Rio Ribeira. Durante a aproximação policial, um dos barqueiros se evadiu do local deixando para trás petrechos de pesca os quais foram recolhidos e apreendidos por tratar-se de infração prevista no Art. 35 da Resolução SIMA 05/21.
De imediato foi realizado a abordagem a outra embarcação, onde os pescadores ilegais estavam realizando a pesca da manjuba. Indagados a respeito da atividade de pesca que exerciam, os abordados informaram que conheciam a proibição deste tipo de pesca em razão do período de defeso, todavia, também não possuíam a carteira profissional de pescador.
Foram apreendidos, um barco, motor, duzentos e oitenta quilos de manjubas e diversas redes. Os pescados foram doados a Obra Social Nossa Senhora da Glória (Fazenda da Esperança).