A Associação Comercial de Registro - ACIAR, em parceria com o Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC Boa Vista, realizou a Campanha Acertando Suas Contas, no período de 5 a 9 de dezembro. Com a participação de 38 empresas, foram realizadas centenas de consultas de nomes no Balcão de Atendimento da ACIAR, tendo também como parceira a Faculdade UNISEPE, patrocinadora da ação. A campanha permite a negociação entre credor e devedor sem intermediários, possibilitando que o devedor limpe seu nome e volte a ter crédito, tornando-se um consumidor positivo.
Apesar do bom número de adesões das empresas participantes, este ano houve uma redução de 40% nas negociações comparadas com 2021. O endividamento dos consumidores pode ter sido um dos fatores que influenciou no resultado de 2022. Outro fato foi o conflito de agendas com a programação dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, que aconteceram na mesma semana da campanha. “As pessoas estão com outras prioridades e os débitos ficaram pra depois”, comentou a coordenadora Mara Valdoski, responsável pelo departamento de SCPC da ACIAR.
Como ponto positivo, Mara explicou que os associados que compartilharam a divulgação da campanha, feita pela ACIAR, conseguiram ter uma recuperação de crédito maior. “As empresas que apoiaram na divulgação tiveram bastante procura para negociações”. A campanha ainda deu a possibilidade de cada empresa definir o tipo de acordo, podendo ser oferecido ao inadimplente desconto à vista, abaixamento ou isenção dos juros e da multa e flexibilização das parcelas, por exemplo. Ao restabelecer o acesso ao crédito, o cliente pode voltar a consumir.
Para a representante da UNISEPE, a empresária Celma Florindo Guimarães, da Celebra Negociações Jurídicas – empresa terceirizada da Unisepe, esse foi um ano atípico também, devido aos jogos da copa, o que causou atraso no fechamento das negociações, mas ela faz questão desse contato pessoal com os clientes. O lema da empresa “Um bom acordo é quando todos ganham”. “Nós realizamos a parte de cobranças e recuperações de crédito e ainda contamos com um profissional da área que nos dá suporte jurídico e temos a filosofia que cada cliente pode se multiplicar em outros. Observamos o perfil de cada pessoa para realizarmos uma negociação da forma justa e equilibrada, fazemos todos os cálculos pensando sempre na recuperação do ex-aluno, para que possa retornar ao seu sonho de concluir uma faculdade junto à Unisepe ou em caso de aluno já formado, a recuperação de crédito comercial”, explicou.
Durante a campanha, a ACIAR também realizou a distribuição de cartilhas de educação financeira, contendo informações que permitirão ao consumidor o equilíbrio, evitando sujar o nome novamente.
EMPRESAS PARTICIPANTES DA CAMPANHA
A ACIAR agradece às empresas que aderiram à campanha: Agropel, Alpha e Ômega Vídeo, Anna Bella Fashion, AngloRH, Art's Móveis Registro, Auto Elétrica Power, Bicudo Motos, Brazanell Ciclo Pedal, Casa Sul Materiais para Construção, Casteles Materiais para Construção, Ceará Materiais de Construção, Centro Educacional Vale do Ribeira, Comercial Del Rei, Enkaza Alimentos, Garota Charmosa, Imperatriz, Instituto Sorocabano de Ensino, Jô Star Modas, Loja Momoyo, Loja Senaga, Lojas Mil, Mafer - Locação de Equipamentos, Marbor Store, Marilar Móveis e Eletro, Martins Pneus, Mercearia Toyama, Microvip, Opção Cestas Básicas, Óticas Ribeira, Paulista Tecidos, Pingo de Ouro, Rede de Óticas Mercadão dos Óculos, Regisom, Splash Surf Wear, Toyo Joya Materiais para Construção, Unisepe, Útil Paulista e Wizard Registro.