Os Pontos de Cultura do Estado de São Paulo passam a ter um local de encontro virtual, a plataforma Teia SP Digital, lançada nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O principal objetivo do novo programa é divulgar e difundir a articulação e impulsionamento dessa rede de Pontos de Cultura, inspirado nas teias presenciais, que existem desde 2006. Dessa forma, o que acontecia presencialmente nas teias – colaboração no sentir, pensar e agir sobre a Política Nacional Cultura Viva – ganha velocidade e maior engajamento no ambiente digital.
A Teia SP Digital também proporcionará mostra artística, feira de negócios solidários e criativos de forma virtual e, permanente, fazendo com que todos os pontos se liguem, colaborando com a Cultura Viva de São Paulo.
O lançamento contou com apresentação artística da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, palestra inspiradora de Célio Turino, com o tema “A geometria do Cultura Viva”, além da exibição de Ações da Cultura Viva, Hip Hop Mulher, entre outros.
Navegando pela Plataforma
A plataforma é um mostruário dos Pontos de Cultura. Ela terá um mapa de georreferenciamento, área de formação, fóruns da TEIA, entrevistas, notícias, vocação cultural de cada município, além de programações do Plano de Cultura para que todos se articulem e se conheçam.
O site é composto por:
Feira Criativa
Espaço para conhecer os produtos e serviços comercializados pelos pontos de cultura, quando o usuário encontrar algo de interesse, será direcionado para o próprio perfil de venda para poder realizar sua compra
Política Cultura Viva
ALei Cultura Viva nº 13.018/2014reconhece e apoia as atividades e processos culturais já desenvolvidos, estimulando a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas no campo da cultura e da cidadania. É um marco histórico do setor, pois tornou-se a primeira política nacional criada após a institucionalização do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura, com o objetivo de simplificar e desburocratizar os processos de prestação de contas e repasse de recursos para as organizações da sociedade civil, articulação de parceria entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios com a sociedade civil.
Programação Teia SP Digital – 22/12/2022, às 19h
o Jacqueline Baumgratz (Companhia Bola de Meia)
o Julio Marcelino (Movimento Cultural Penha)
o Mario Jefferson (TV Cidade Taubaté)
o Mestre Marquinhos (Centro Cultural Menino Levado)
o Amanda Oliveira (As Valquirias)
o Thiago Vinicius (Agência Solano Trindade – Organicamente Rango)
o Lu Ahamy (Etno Cidade)
o Aya Ohara (Comunidade Yuba)
o Vera Cristina Athayde (Oca Escola Cultural)
o Bruna Burkert (RIA Instituto – Respeito. Inclusão. Acesso)
o Joyce Venâncio Instituto Preta Pretinha)
o Claudia Borges (Ponto de Cultura Escola Livre de Jales)