O desenho das vias tem um impacto significativo nas velocidades dos veículos motorizados. Combinar raios de conversão menores com extensões de calçadas, por exemplo, contribui para que os veículos diminuam a velocidade de conversão e pedestres necessitem de uma distância de travessia menor, reduzindo, assim, os riscos de sinistros no trânsito.
“Quanto mais ampla uma via, maior é a velocidade desenvolvida pelos motoristas e para cada metro na distância de uma travessia, ocorre o aumento de 3% na frequência de atropelamentos. Diante desses dados, a intervenção visa diminuir o comprimento da travessia do pedestre, além de criar áreas de refúgio para a acomodação e segurança destes”, explicou a Diretora de Projetos de Trânsito, Luciana Suguinoshita.
Diante deste conceito, a Prefeitura estará realizando, a princípio, sinalizações que favoreçam o pedestre em alguns pontos específicos da Av. José Antônio de Campos e Av. Wild José de Souza.
“Estas intervenções são de implantação rápidas e de baixo custo que visam testar as mudanças, para posteriormente se tornarem permanentes, por meio da ampliação de calçadas”, acrescentou o Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Claudio Bolsonello.