Esportes Boas ações
Conheça a história do Professor Joan, fundador da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim de Pariquera Açu.
Fundada há 35 anos, a Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim já atendeu mais de 1000 alunos de forma gratuita. A associação desenvolve trabalhos sociais com crianças, jovens e adultos em Pariquera-Açu. Seu objetivo é minimizar os impactos sociais por meio da arte capoeira, promovendo um bem-estar, melhora na qualidade de vida, inclusão social e informar para formar cidadãos.
19/12/2022 07h30 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: VIVA PARIQUERA

Fundada há  35 anos, a Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim já atendeu mais de 1000 alunos de forma gratuita. A associação desenvolve trabalhos sociais com crianças, jovens e adultos em Pariquera-Açu. Seu objetivo é minimizar os impactos sociais por meio da arte capoeira, promovendo um bem-estar, melhora na qualidade de vida, inclusão social e informar para formar cidadãos. 

Joan Aparecido Santos de Oliveira, ou “Professor Joan” nasceu em 25 de abril de 1965 na cidade de  Nova Andradina, Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade

Em  1974 se mudou para Pariquera-Açu com sua mãe para cuidar da avó materna, que estava doente.

Continua após a publicidade

Técnico florestal formado, Joan trabalha na Fundação ITESP como Técnico em Desenvolvimento Fundiário desde 1992.

Continua após a publicidade

A capoeira entrou em sua vida  no ano de 1987, quando começou a praticar por gostar de esportes e buscar melhorar a qualidade de vida.

O gosto pela capoeira foi tão grande que Joan começou a lecionar ainda aluno, na graduação de cordão amarelo - uma graduação antes de se formar professor - por volta de 1989.

Joan começou a ensinar a capoeira em substituição ao seu professor,  Fábio Deveras da Silva, Formado de Mestre Gentil, que na época morava em Iguape, mas precisou voltar para  Itanhaém - sua cidade de origem.

A partir deste momento, começou a fazer trabalhos gratuitos em todos os Bairros da cidade: Vila São João, Vila Clementina, Vila Maria, conchal, Angatuba, Escola Camilo Junior, Escola Presidente Vargas, Antigo Clube Guaricana etc.

Fez isso, pois sabia que esses projetos gratuitos estavam surtindo efeito na formação de muitos que praticavam. Muitos dos próprios alunos dizem que, se não fosse a capoeira, hoje não teriam uma família.

Além disso, professores e pais de alunos relatam o efeito gerado após a pratica da capoeira nos seu primeiros meses de treinamento.

“A minha maior conquista é saber que através do ensinamento da capoeira e com as disciplina da  arte,  transformei um aluno em um cidadão de bem”, declarou o Professor Joan.

Ao relatar as dificuldade encontradas hoje, Joan diz que “infelizmente a falta de um grande apoio, um espaço próprio - uma sede onde você possa através de parceria ampliar seus projetos e trabalhos, dando condições a novos capoeirista, fazendo com que ele acredite na capoeira e dela sobreviver”.

O professor Joan já ensinou a capoeira para mais de 1000 alunos. Foram mais de 1000 vidas impactadas positivamente por este projeto que, com certeza, vai impactar muito mais.

Hoje coordenador do Grupo Nosso Senhor do Bonfim do Vale do Ribeira, sob a supervisão de seu Mestre Henrri Belafonte de Souza Bento, mais conhecido como Mestre Marcão, Formado  do grão Mestre Régis da cidade Passos, Minas Gerais.

 

Ficou interessado em participar ou ajudar? Veja como entrar em contato:

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100073539794329

Instagram: https://instagram.com/capoeira_bonfim1f?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Professor Joan: https://instagram.com/joan.santos.paris_21?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Fone: (13) 9 9766-7359 

 

Vithória Secretária: https://instagram.com/vicapoeira_?igshid=YmMyMTA2M2Y=

(13)99789-3039