A 5ª Companhia de Policia Militar Ambiental Marítima em conjunto com a 2ª Companhia de Policia Militar Ambiental Terrestre do 3°BPAmb, flagrou na tarde de ontem (07), pesca em local proibido, petrecho proibido e pesca sem licença. Os flagrantes ocorreram durante Operação "Boca da Barra", em patrulhamento pelas águas do município de Iguape, no interior da APACIP – Área de Proteção Ambiental - Cananéia, Iguape e Peruíbe, próximo ao Costão de Icapara, pelo “Mar Pequeno”.
Foi abordada uma embarcação com dois tripulantes a bordo em plena pesca de manjuba, utilizando uma rede de “corrico” com um quilômetro de comprimento, tamanho além do permitido por lei (máximo de 300 metros de comprimento).
Durante a fiscalização ambiental, foi verificado que um dos tripulantes não possuía a devida carteira de pescador profissional, além de estarem realizando a pesca em local proibido. Devido ao conjunto de infrações, foram elaborados cinco autos de infrações ambientais, somando R$ 22.000,00 em multas. Também como medida administrativa, foram apreendidas a embarcação, motor e rede.
No momento da fiscalização, havia 60 quilos de manjuba a bordo, as quais foram destinadas em sua totalidade ao Fundo Social de Solidariedade de Cananéia, o qual direcionará às instituições filantrópicas, beneficiando dezenas de famílias carentes e em situação de risco, fazendo assim o papel social da PMESP.