A receita das vendas realizadas pelo comércio eletrônico no fim de semana daBlack Friday, de 25 a 27 de novembro, aumentou 60% em comparação ao mesmo período de 2021. Os dados, divulgados hoje (8), em São Paulo, são da empresa de inteligência analítica Boa Vista, medidos pelo sistema antifraude Konduto.
Em contrapartida ao crescimento da receita, o número de pedidosonlinecaiu 25% na comparação com a edição de 2021. Segundo a Boa Vista, os dados apontam que os consumidores optaram por adquirir menos produtos, mas de maior valor.
Acompanhando a redução do número de pedidos de compraonline, as tentativas de fraudes nestaBlack Fridaytambém recuaram (-26%) em comparação com 2021. Mesmo assim, a empresa registrou tentativas de fraude que poderiam gerar prejuízo de R$ 71,5 milhões.
Os dados mostram, ainda, que as compras via celular têm aumentado ano a ano no país. Em 2020, as compras viamobilepassaram de 50% do número total de aquisiçõesonline. Em 2022, esse número chegou a 74%. E as fraudes também acompanharam: 72% das tentativas de golpe foram originadas desses dispositivos.
Na análise por região, o Sudeste se destacou, registrando 62% das vendas e 59% das tentativas de fraude em todo o Brasil.