Os frutos do esforço de um trabalho árduo, com base na experiência de anos anteriores para esse período de alta temporada de verão, foram colhidos com louvor. No Vale do Ribeira, a Sabesp executou ao longo do ano passado com foco na alta temporada um plano de ação preventiva que incluiu testes de fumaça para identificar lançamentos irregulares de água de chuva na rede coletora, buscando evitar extravasamento de esgotos, bem como manutenção elétrica em diversas instalações do litoral. Conhecedora das possíveis adversidades que poderiam comprometer o abastecimento nos municípios diante do aumento temporário da população, também fez investimentos de R$ 23 milhões e alcançou importantes resultados.
Com isso, a empresa produziu de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022 162% a mais de água por dia, em comparação à média diária fora da temporada, nos municípios litorâneos (Cananéia, Iguape/Juréia e Ilha Comprida). Nos dias de pico, o aumento de consumo foi de 230% - o equivalente a 22 milhões de litros. Essas três cidades e todas as suas áreas de cobertura operam com um sistema estruturado que atendeu satisfatoriamente a demanda. Além da continuidade dos serviços de coleta, tratamento e esgotamento sanitário.
A contratação de técnicos e operacionais temporários para plantões presenciais, mesmo sendo todas as estações automatizadas, e de mergulhadores para monitoramento das travessias subaquáticas e manutenção eventual, trabalhando 24 horas por dia, garantiu uma margem de segurança para o trabalho da Sabesp no Vale do Ribeira.
O número de atendimentos ao público também cresceu, mesmo em pandemia. Na Central de Atendimento, apenas demandas pontuais de falta de água ou de baixa pressão, as quais as equipes da Sabesp se mobilizaram com agilidade e eficiência para solução dos problemas, garantindo o abastecimento de água para as mais de 200 mil pessoas, sem déficit de produção.
A equipe da Divisão de Manutenção Eletromecânica e Automação realizou, ao longo dos últimos meses, manutenções preventivas e preditivas em todos os sistemas operacionais de água e esgotos, instalou geradores e também estabeleceu uma escala especial de plantonistas presenciais para garantir a continuidade dos serviços.
“Competência e compromisso. Isso resume o que foi essa temporada para a empresa e para os nossos colaboradores. A dedicação da equipe e o apoio da Superintendência Regional consolidaram o maior verão de todos os tempos na região”, celebrou o gerente de Desenvolvimento Operacional, Marcos Roberto da Silva.