A comitiva foi composta pelo coordenador de UTI Adulto/UCO, André Luis Arcari, pela coordenadora de UTI Pediátrica, Daniela Aiko Miyashita, a supervisora de SCIH, Flávia Cunha do Amaral, o coordenador de Engenharia, Hugo Paiotti Rebelo, e a supervisora da UCO, Joelma Cristina de Lima Pinto.
O objetivo da visita foi conhecer a rotina de fluxo de trabalho e toda a estrutura do processo de funcionamento do Centro de Hemodiálise. A equipe do HRR foi recebida pela enfermeira Jucélia Wack, que apresentou os serviços prestados à população, bem como o trabalho da enfermagem no atendimento à pessoa portadora de Insuficiência Renal Crônica.
“Durante a visita, pudemos acompanhar também os procedimentos de enfermagem específicos de acesso à fistula para a realização da hemodiálise e a esterilização do capilar após uso na máquina de hemodiálise. Conhecemos toda a estrutura física do espaço, como é dividida a rotina, quantidade de pacientes por turno”, revela o coordenador André Arcari. A equipe também acompanhou como é o processo de osmose reversa da água (processo de esterilização), realizado em uma sala independente para suprir a necessidade do serviço. A análise é feita periodicamente em laboratório específico para determinar a qualidade da água fornecida, atendendo aos pré-requisitos e normativas vigentes.
O Centro conta com 40 equipamentos de hemodiálise em dois modelos diferentes para atendimento. “A visita técnica foi de suma importância, pois possibilitou a ampliação do conhecimento na área, agregando para o processo de TRS (terapia renal substitutiva) realizada em nosso serviço”, explica André.