Mais de 100 colaboradores da Enfermagem, Nutrição e Farmácia do Hospital Regional de Registro (HRR) participaram nos dias 17 e 18 de novembro do treinamento sobre Nutrição Parenteral Manipulada. Ministrado pela nutricionista convidada, Khris Vignolo, o treinamento abordou os principais cuidados necessários em cada etapa do processo, desde a prescrição da nutrição parenteral, o recebimento, a dispensação e a administração no paciente.
“Por se tratar de um produto delicado, todo o processo precisa ser minuciosamente realizado de acordo com os protocolos estabelecidos e legislações vigentes”, explica o supervisor de Nutrição do HRR, Luiz Fernando Ferreira Vecki. Ele destaca a importância da qualificação das equipes para a excelência do atendimento. “Com treinamento adequado, é possível diminuir a curva de aprendizagem, melhorar a técnica e principalmente, evitar erros, uma vez que estamos trabalhando com vidas. Atuamos 24 horas, 7 dias por semana e isso demanda muita mão de obra. Para que todas as equipes continuem trabalhando na mesma linha de cuidado, os treinamentos são fundamentais para alcançarmos o objetivo da instituição, que é salvar vidas”.
A nutrição parenteral (por via intravenosa) tem por finalidade suprir as necessidades nutricionais do paciente de forma parcial ou total, de acordo com a tolerância de cada pessoa, quando as vias mais fisiológicas preferenciais, como a via oral e depois a enteral não estão aptas para receber alimentação. Em alguns casos, o paciente até recebe uma quantidade de nutrição por via enteral, porém não em quantidade suficiente para suprir suas necessidades, sendo necessário a complementação via parenteral.
Segundo Luiz, a vantagem das formulações manipuladas está na individualização da prescrição, onde a equipe de terapia nutricional, com base no peso, altura, idade, condição fisiológica e patologia do paciente, consegue definir com precisão todos os nutrientes que irão compor a fórmula, e assim, atender suas necessidades.