A CCR Sorocabana deu início, nesta semana, aos serviços de recuperação do pavimento na Rodovia SP‑079 (Raimundo Antunes Soares/Padre Guilherme Hovel-Svd/Tenente Celestino Américo) e em suas vias auxiliares SPA‑103/079 (Doutor Miguel Affonso Ferreira de Castilho) e SPA‑104/079 (João Guimarães), em atendimento ao Plano de 100 Dias da nova concessão.
Segundo a concessionária, os trabalhos abrangem trechos que cortam os municípios de Votorantim, Piedade, Tapiraí e Juquiá, com foco no aumento da segurança viária, do conforto dos motoristas e da durabilidade da malha rodoviária. Entre as ações previstas estão a aplicação de manutenção de faixa de domínio (poda de vegetação, limpeza de pontos de ônibus, passarelas e acostamentos, remoção de pichações e recuperação de erosões) e serviços de drenagem (desobstrução de bueiros e reparos em tampas e grelhas).
Além da recuperação asfáltica, o pacote de intervenções contempla a implantação e revitalização da sinalização horizontal e vertical, a substituição e instalação de tachões, a reparação ou implantação de defensas metálicas e demais dispositivos de contenção viária, essenciais para proporcionar mais fluidez ao tráfego e melhores condições de visibilidade e orientação aos usuários. As ações também incluem correções junto às cabeceiras de Obras de Arte Especiais e ajustes em juntas de dilatação.
No primeiro ano de concessão, a CCR Sorocabana prevê restaurar 170 quilômetros de pistas, com o uso de cerca de 25 mil toneladas de asfalto. As obras estão programadas para se estender até novembro de 2025, período ao longo do qual serão instalados 14 links de dados via satélite (Starlink), 14 totens de autoatendimento e disponibilizados 30 aparelhos com acesso ao sistema Kcor Mobile.
Durante a execução dos serviços, que podem ser reprogramados em caso de chuva, os motoristas devem redobrar a atenção à sinalização implantada nos trechos em obras e respeitar eventuais reduções de velocidade ou desvios para garantir a segurança de todos.