São Paulo GESTÃO PUBLICA
Governo de SP dobra serviço de teleatendimento em unidades básicas de saúde
TeleAPS, iniciativa do Saúde Digital Paulista, completou um ano com mais de 25 mil teleconsultas e taxa de resolutividade de 83%, ou seja, a maioria das demandas foi solucionada sem necessidade de encaminhamento
29/04/2025 15h42
Por: Redação Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

A aposta do Governo de São Paulo em inovação para fortalecer a atenção primária à saúde está avançando no estado. O serviço de teleatendimento da atenção básica, o TeleAPS, completou um ano de operação, em abril, com mais de 25 mil atendimentos realizados e cerca de 15 mil pacientes atendidos em 60 municípios paulistas.

Anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o programa Saúde Digital Paulista tem como foco apoiar e melhorar a resolutividade, ampliar o acesso e qualificar profissionais. O TeleAPS oferece atendimento médico remoto a pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com teleconsultas, além de assistência domiciliar remota para pacientes crônicos. Desde o lançamento, o número de UBSs com o serviço dobrou: de 30 para 60.

Continua após a publicidade

“A saúde digital é uma aliada estratégica para melhorar a eficiência, a qualidade do atendimento e a gestão de recursos públicos. O TeleAPS é uma das principais frentes de saúde digital hoje em funcionamento na rede pública do estado, O programa como um todo segue investindo na expansão dos serviços e na capacitação dos profissionais da rede, avaliando requisitos de infraestrutura importantes, tais como conectividade, sistemas e plataformas”, afirma Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da SES-SP.

Continua após a publicidade

Criado dentro do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), o TeleAPS apresentou uma taxa de resolutividade de 83%, ou seja, a maioria das demandas foi solucionada sem necessidade de encaminhamento a especialistas. O modelo se destaca como ferramenta eficiente para apoiar e aumentar a resolutividade na atenção primária à saúde e oferecer atendimento qualificado de forma remota.

Continua após a publicidade

Os atendimentos são gerenciados e monitorados por meio do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, na capital paulista, que conta com 98 estações de teleatendimento e um painel de monitoramento em tempo real, que auxilia na tomada de decisões. O espaço conecta tecnologias de ponta voltadas à saúde digital, dando suporte aos quatro modelos de telessaúde em desenvolvimento: atenção primária, especializada, hospitalar e atendimento à população privada de liberdade.

Saúde Digital Paulista

O programa Saúde Digital Paulista vem acelerando a transformação tecnológica no SUS em São Paulo. Ao lado dos serviços de telessaúde, o programa também investe em infraestrutura, interoperabilidade de sistemas, paineis de monitoramento, uso de dados para formulação de políticas públicas e formação em saúde digital. O atendimento remoto já alcança 143 municípios. Os dados são públicos e estão disponíveis no Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES).

Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital), realizado em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), é uma iniciativa para qualificar, ampliar e facilitar o acesso do cidadão à assistência à saúde. Baseado nos conceitos de transformação digital, o programa busca a disrupção em diversas áreas por meio da validação de novos métodos, processos, fluxos e estruturas que possam ser escalados visando assistência de qualidade e segurança.

O PD&I engloba, além de iniciativas estruturantes, como mapeamento tecnológico e de ofertas de telessaúde já existentes, iniciativas assistenciais: TeleAPS, voltada à Atenção Primária à Saúde; TeleUTI, destinado à teleconsultoria para terapia intensiva; TeleSAP, orientado para o teleatendimento em Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada às pessoas privadas de Liberdade e AME+Digital, focado no teleatendimento médico de Especialidades.