Polícia Crime Ambiental
Homem é preso em flagrante por caça ilegal e porte de arma
Além da prisão, um auto de infração ambiental no valor de R$ 500,00 foi lavrado contra o homem, com base no Artigo 25 da Resolução SIMA 05/21
23/04/2025 12h22
Por: Redação Fonte: Polícia Ambiental

Uma operação de patrulhamento náutico da Polícia Militar Ambiental resultou na prisão em flagrante de um homem por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo e munições na tarde de ontem, 21 de abril de 2025. A ação, denominada "Operação Impacto - Abril Vermelho", ocorreu em região conhecida pela prática de caça no Bairro Engenho, Município de Iguape.

Continua após a publicidade

A equipe de patrulhamento avistou uma canoa amarrada à margem do rio. Apesar de não encontrar ilícitos na embarcação, os policiais localizaram rastros de botas na mata próxima. Ao seguir as pegadas por cerca de 300 metros, a equipe encontrou uma espingarda de fabricação artesanal ("garrunchão") municiada com um cartucho calibre 36, além de uma sacola plástica contendo quatro cartuchos intactos do mesmo calibre, um pio de madeira utilizado para atrair animais e 4,5 kg de grãos de milho.

Continua após a publicidade
 

Durante a localização dos objetos, os policiais ouviram ruídos na mata e avistaram um infrator que portava dois facões. Questionado sobre o armamento e os objetos encontrados, o homem confessou ser o proprietário e alegou estar construindo uma armadilha ("chiqueiro") para capturar porcos-do-mato (catetos). A estrutura da armadilha e materiais para sua construção, como cordas, foram encontrados nas proximidades. A polícia informou que nenhum animal abatido foi localizado.

Continua após a publicidade

O infrator foi preso em flagrante por crime ambiental, com base no Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), e por porte ilegal de arma de fogo e munições, conforme o Artigo 14 da Lei 10.826. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde o delegado de plantão determinou a elaboração do Boletim de Ocorrência Policial, o autuado permaneceu à disposição da justiça.

 

 

 

Fonte: Polícia Ambiental