Geral INGLES
4 técnicas que realmente funcionam para aprender e treinar inglês
Save Me Teacher, plataforma especializada em inglês para o trabalho, dá dicas práticas para incluir o idioma na rotina de forma leve e eficiente
17/04/2025 11h52
Por: Redação Fonte: Alice Bezerra

Aprender inglês pode parecer difícil à primeira vista, mas, na verdade, é uma prática que exige consistência. Uma ótima maneira de manter o ritmo é criando uma rotina que estimule o seu lado criativo e transforme o aprendizado em um momento de qualidade. Como dominar um novo idioma leva tempo, o ideal é que esse processo seja agradável, produtivo e compatível com a sua rotina diária. 

Aprender inglês pode ser mais leve e divertido do que parece, especialmente quando você encontra o método certo para o seu estilo de vida. Abaixo, a Save Me Teacher, plataforma especializada em cursos de inglês voltados para o ambiente profissional, apresenta quatro formas eficazes de treinar o idioma: 

Continua após a publicidade

Shadowing: A técnica que vem viralizando no TikTok, tem ajudado as pessoas a praticarem o idioma. Consiste em você escolher uma série, filme ou algo que mais encaixa no seu gosto. Ao invés de acompanhar de forma passiva, o segredo, nesse caso, está em praticar o shadowing — que é, repetir em voz alta frase a frase o que os personagens dizem, imitando a pronúncia e a entonação. Para praticar você pode assistir a episódios de séries como Friends, The Office ou Brooklyn 99, começando de forma mais fácil, repetindo as palavras até criar uma familiaridade com a pronúncia e ir conseguindo entender como ela é aplicada nos contextos. Você pode com o tempo ir aumentando o nível de dificuldade, colocando as legendas em inglês ou removendo-as por completo. 

Continua após a publicidade

Podcasts em inglês: Ouvir podcasts ajuda na compreensão auditiva e ainda te mantém informado sobre diversos assuntos, além de ser uma ótima ferramenta para estudar enquanto faz outras atividades. Existem opções com vocabulário mais simples, ritmo mais lento e temas voltados para o aprendizado. Para aqueles que procuram aprender inglês para melhores oportunidades no ambiente de trabalho é recomendado consumir conteúdos voltados a esse cenário. Uma dica é o recém-lançado podcast Slow Business English Podcast apresentado pela fundadora da Save Me Teacher, Carla D'Elia, disponível no Spotify. Com os episódios desse podcast, é possível praticar inglês para o trabalho toda semana com uma abordagem que combina Slow Listening e Business English.  

Continua após a publicidade

Ferramentas de IA: Elas são uma aliada poderosa no aprendizado de idiomas. Ferramentas como o ChatGPT, Copilot e Gemini podem simular diálogos, corrigir frases, explicar regras gramaticais e até traduzir textos em tempo real. Você pode ativar o modo voz e praticar com conversas de diversos temas, pedindo correções para melhorar vocabulário e fluência. Também é possível pedir para simular entrevistas de emprego, diálogos de viagem ou até explicar expressões idiomáticas. Você pode praticar todo dia por 10 a 15 minutos, como se fosse uma conversa real. 

Três palavras por semana: se você não tem muito tempo para manter uma rotina diária de estudos, ainda assim é possível aprender inglês de forma gradual e eficiente. Uma boa estratégia é escolher 3 palavras por semana que façam sentido dentro do contexto em que você acredita que mais usará o idioma, como entrevistas de emprego, reuniões de trabalho, viagens ou situações acadêmicas. Ao escolher essas palavras, siga este passo a passo: anote a palavra, escreva a tradução ao lado e crie ao menos uma frase com cada uma delas. Isso ajuda na memorização e na aplicação prática do vocabulário. Dessa forma, você otimiza o tempo de estudo e ainda foca em construir frases reais, conectadas com a sua rotina e seus objetivos. Pequenos passos, quando consistentes, fazem toda a diferença no aprendizado de um novo idioma.

“Não existe um único caminho certo para aprender inglês, o segredo está em encontrar as estratégias que mais combinam com o seu ritmo, seus interesses e seus objetivos. Seja com a ajuda da tecnologia, com momentos de lazer como séries e podcasts, ou com pequenas metas semanais, o importante é manter o aprendizado constante e conectado com a sua realidade. Com consistência e criatividade, o inglês deixa de ser uma barreira e passa a ser uma ponte para novas oportunidades”, complementa Carla D’Elia, especialista em Business English e fundadora da Save Me Teacher.