E se você pudesse escolher qualquer profissão no mundo, qual seria? Uma pesquisa conduzida por especialistas em carreiras da plataforma Resume.io revelou que, para milhões de pessoas, a resposta está nas alturas – literalmente. O cargo de piloto de avião lidera o ranking global de empregos mais desejados, com mais de 1,3 milhão de buscas em 2024. Mas a grande surpresa vem logo em seguida: corretor de imóveis ocupa a segunda posição no ranking global, com 888 mil buscas e se destaca como uma das carreiras mais cobiçadas do mundo.
O levantamento considerou o volume de pesquisas online relacionado a diferentes profissões ao redor do mundo. No Brasil, a tendência se confirma. Hoje, o país já conta com cerca de 650 mil profissionais registrados, de acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis, atrás apenas dos Estados Unidos em quantidade de profissionais. Além disso, a profissão pode proporcionar retornos financeiros expressivos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a renda média anual de um corretor gira em torno de US$ 150 mil. No Brasil, embora os ganhos variem conforme o tipo e o valor do imóvel, as comissões podem ultrapassar a marca de um milhão de reais em negociações de alto padrão.
“Ser corretor de imóveis oferece uma série de vantagens, como flexibilidade de horários, independência profissional e a chance de atuar em um dos setores mais dinâmicos da economia. Além disso, os ganhos podem ser altamente atrativos. A comissão sobre a venda de um imóvel gira em torno de 6%, e pode representar valores expressivos, especialmente em negociações de alto padrão. No entanto, para alcançar o sucesso e aproveitar todo esse potencial, é essencial investir em qualificação constante. Com a alta procura, o mercado está cada vez mais competitivo, e os profissionais que se dedicam ao conhecimento se destacam, conquistam a confiança dos clientes e constroem carreiras sólidas”, afirma Diogo Martins, CEO do Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) que conta com polos em diversas regiões brasileiras para formação de corretores, primordial para a obtenção do registro no CRECI para atuação.
“Em meio à transformação digital e à chegada de novas tecnologias, o corretor de imóveis do futuro precisa estar preparado para atender um público cada vez mais exigente, conectado e bem informado. Dominar estratégias de marketing digital, compreender o mercado e suas variações, os processos de financiamento, conhecer a legislação imobiliária e desenvolver habilidades de negociação são diferenciais fundamentais para quem deseja se destacar. No IBREP, esses temas são trabalhados em disciplinas específicas, que preparam os profissionais para os desafios reais do mercado. Além disso, a inteligência artificial já é uma aliada importante da profissão e ajuda a agilizar processos burocráticos, otimizar a gestão de leads e até auxiliar na produção de conteúdo”, conclui Martins.
A pesquisa aponta também que, além de piloto e corretor de imóveis, entre as profissões mais desejadas no mundo estão: engenheiro de software, tabelião, comissário de bordo, agente de viagens, cientista de dados, juiz, terapeuta e detetive.
Sobre o IBREP
Fundado em 2006, o Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) é referência nacional na formação de corretores de imóveis. Com mais de 40 polos espalhados pelo Brasil, o instituto já capacitou milhares de profissionais para atuar no mercado imobiliário, sempre priorizando a qualificação e o desenvolvimento contínuo.