Agenda de Eventos Projeto Boto Cinza
Festival de cinema abre seleção para produções audiovisuais do Vale do Ribeira
Evento tem como objetivos principais promover lazer por meio do cinema e valorizar produções audiovisuais independentes
07/04/2025 11h33 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Portal da Cidade de Registro

O Projeto Boto-cinza — uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental — está com inscrições abertas para o 1º Festival Lagamar de Cinema (FLAC). Produtores independentes de conteúdo audiovisual do Vale do Ribeira interessados em exibir suas obras têm até o dia 16 de maio para se inscrever.

Continua após a publicidade

As produções selecionadas serão anunciadas em 1º de junho e exibidas entre os dias 18 e 20 de julho, em Cananéia, no litoral sul de São Paulo. A participação é gratuita, tanto para as inscrições quanto para o evento.

Continua após a publicidade
 

Os produtores de conteúdo interessados devem inscrever as suas obras por meio do endereço eletrônico: https://filmfreeway.com/FLAC-Festival_Lagamar_de_Cinema .

Continua após a publicidade

Categorias e requisitos

Serão aceitos filmes (curta e média-metragem), documentários, minidocumentários, e outros tipos de produções audiovisuais de todo território nacional, com foco principal para as produções gravadas ou produzidas no Vale do Ribeira. Cada produtor pode se inscrever com mais de uma obra. As categorias aceitas no festival são:

Temática livre: produções de qualquer gênero e temática.

Temas culturais: produções que abordam aspectos da cultura local, regional ou nacional.

Temas ambientais: produções que tratam de questões relacionadas ao meio ambiente.

Filmes infantis: produções voltadas para o público infantil.

Serão aceitos filmes (curta e média-metragem), documentários, minidocumentários, animação e outros tipos de produções audiovisuais produzidas no Brasil, exceto filmes publicitários,

institucionais ou videoclipes. O público prioritário será de produtores audiovisuais do Vale do Ribeira, no entanto, serão aceitas obras de outras regiões do Brasil, desde que se encaixem nos formatos e categorias estabelecidas para este festival.

A seleção dos filmes será realizada por uma comissão de curadores selecionados pelo Projeto Boto-Cinza. Os critérios de seleção incluem qualidade técnica e artística, originalidade, relevância temática e adequação às categorias do festival.

Os selecionados serão informados por meio do e-mail informado no momento da inscrição. O edital completo está disponível no mesmo link da inscrição.

Entretenimento e cultura

O 1º Festival Lagamar de Cinema (FLAC), de acordo com Caio Louzada, coordenador do Projeto Boto-cinza, tem como objetivos principais a valorização da cultura do Vale do Ribeira e a promoção de lazer e cultura. “Pensamos nesse festival como uma iniciativa de valorização da cultura, história, valores e costumes dessa região tão rica que é o Vale do Ribeira. Ao mesmo tempo, com essas produções audiovisuais que reforçam esses aspectos, também proporcionamos momentos de lazer gratuito à população, não só de Cananéia, mas das cidades próximas e para turistas que estão na cidade”, explica Louzada.

O coordenador ainda acrescenta que o evento também é uma oportunidade de reforçar o relacionamento com a comunidade e temáticas de conservação da natureza. “Desenvolvemos atividades de pesquisa científica, educação ambiental, políticas públicas e atividades extracurriculares envolvendo esporte, cultura e educação para jovens e crianças.

O FLAC amplia a nossa contribuição com essas temáticas, sendo mais uma oportunidade de colocar a comunidade em contato com a conservação, mas de uma maneira prazerosa e didática, aumentando as chances de tocar as pessoas pela arte”, finaliza o pesquisador.

Sobre o Projeto Boto-cinza

O Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC que visa o conhecimento e a conservação desta espécie, bem como do seu habitat. As atividades tiveram início na década de 80 na região de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. Ao longo deste período foram desenvolvidos inúmeros trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado com o apoio do Instituto de Pesquisas Cananéia e parcerias com diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local, o que confirma seu papel como importante colaboradora na busca de soluções para os problemas socioambientais da região. O projeto participa de redes gestoras das áreas ambiental, turística e cultural e os resultados dos estudos desenvolvidos são disponibilizados, passando a ser incorporados em pautas de discussões da agenda local.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação