Geral ALESP
Alesp seguirá democrática, plural e aberta ao diálogo, garantem deputados eleitos para Mesa Diretora
André do Prado (PL) foi reeleito presidente da Alesp para o biênio 2025-2026; Maurici (PT) e Barros Munhoz (PSDB) foram escolhidos como 1º e 2º secretários
17/03/2025 12h14 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: ALESP

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo manterá seu papel democrático e seguirá aberta ao diálogo e à pluralidade de ideias, tendo como prioridade a harmonia entre os poderes. É o que garantem o presidente André do Prado (PL), o 1º secretário Maurici (PT) e o 2º secretário Barros Munhoz (PSDB), eleitos neste sábado (15) para formar a Mesa Diretora da Casa no biênio 2025-2026.
 

Reeleito com 88 votos, André do Prado ressaltou que o Parlamento continuará sendo protagonista no debate sobre o futuro do estado, sempre pautado na melhoria da vida das cidadãs e dos cidadãos paulistas. "Durante os dois últimos anos, mantivemos um diálogo constante e construtivo com os poderes Executivo, Judiciário, além do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública. Esse trabalho harmônico foi essencial para os avanços que conseguimos", destacou.
 

Continua após a publicidade

O presidente reforçou ainda sua visão de que o Parlamento é, por natureza, o "espaço para o debate de ideias e o local onde o contraditório fortalece a democracia, pois o contraditório é essencial para o aprimoramento dos projetos que tramitam na Casa."
 

Continua após a publicidade

No último biênio, mais de 270 projetos foram aprovados no Plenário, sendo 206 de iniciativa parlamentar. Além disso, foram promovidas mais de 150 audiências públicas e cerca de 50 reuniões itinerantes em todo o estado para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA).
 

Continua após a publicidade

Eleito para o cargo de 1º secretário, o deputado Maurici (PT) ressaltou o debate contraditório presente no parlamento e destacou que estar eleito para a Mesa Diretora não significa concordar com as políticas implementadas atualmente. "Significa, sim, que esse é o Parlamento onde se debate e se constrói a partir das diferenças", citou.
 

Complementando a fala do colega, o deputado eleito como 2º secretário, Barros Munhoz (PSDB), afirmou que, embora haja dificuldade no debate público, é necessário ter coragem e ousadia para enfrentar os desafios que se apresentam. "É com o espírito conciliador que aceitei esse cargo", destacou.
 

Composta pelo cargo de presidente e de 1º e 2º secretários, a Mesa Diretora é a responsável por organizar os trabalhos legislativos, como as votações dos projetos de leis, e chefiar todos os setores administrativos da Casa de Leis. Os membros são eleitos a cada dois anos.