Polícia CANANÉIA
Polícia Ambiental Resgata 33 Animais em Situação de Maus-Tratos em Cananéia (SP)
A ação, realizada nesta quinta-feira (13), é resultado de uma série de denúncias que se estenderam por três dias.
14/03/2025 14h23 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Policia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental resgatou 33 animais domésticos, entre cães e gatos, em situação de maus-tratos no município de Cananéia, litoral sul de São Paulo. A ação, realizada nesta quinta-feira (13), é resultado de uma série de denúncias que se estenderam por três dias.

Continua após a publicidade

Investigação e Resgate:

Continua após a publicidade

As ações ocorreram durante a Operação Verão Permanente e Operação Impacto, teve início após a equipe da Polícia Ambiental receber diversas denúncias sobre a situação dos animais. As denúncias levaram os policiais a dois endereços: a residência da infratora, onde 29 animais foram encontrados em condições precárias, e a casa da genitora da infratora, apontada como a proprietária dos animais, onde mais dois cães da raça Golden Retriever foram resgatados em estado de desnutrição. Outros dois cães da raça Pug foram resgatados em outra casa, onde a proprietária relatou ter recebido os animais para adoção.

Continua após a publicidade

Condições dos Animais:

Os animais resgatados, incluindo diversas raças como Lulu da Pomerânia, Yorkshire e Pug, apresentavam sinais de desnutrição, desidratação e doenças de pele. O médico veterinário Antônio Américo Nogueira Bombonato, que acompanhou a operação, confirmou a situação de maus-tratos e prestou atendimento emergencial aos animais.

Responsabilidade e Consequências:

A infratora apontada como a proprietária dos animais, negou as acusações e se recusou a acompanhar a equipe policial à delegacia. No entanto, testemunhas e laudos veterinários confirmam a sua responsabilidade pelos animais resgatados.

A Polícia Civil registrou um Boletim de Ocorrência por crime de maus-tratos contra animais, conforme o Artigo 32 da Lei 9.605/98, com a inclusão do adendo referente a cães e gatos. A infratora também foi autuada pela Polícia Ambiental e multada em R$ 99.000,00 pelos diversos maus-tratos.

Destino dos Animais:

Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses de Cananéia, onde receberão os cuidados veterinários necessários.