Vale do Ribeira SEBRAE
Sebrae-SP realiza diagnóstico do artesanato no Vale do Ribeira
Mapeamento visa desenvolver atividades de formação direcionadas às principais demandas e necessidades dos artesãos; questionário on-line pode ser respondido até 28 de março
27/02/2025 13h42 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Monica Bockor

Reconhecido pelas riquezas naturais e culturais, o Vale do Ribeira tem no artesanato tradicional e nos trabalhos manuais uma importante fonte de desenvolvimento econômico, especialmente se atrelados à cadeia produtiva do turismo. Para alavancar ainda mais o segmento, o Sebrae-SP realiza até o final de março um mapeamento do artesanato da região, visando desenvolver atividades de formação direcionadas às principais demandas e necessidades dos artesãos.

Atualmente temos mapeados cerca de 400 artesãos no Vale do Ribeira, mas esse número pode ser muito maior. Em parceria com os departamentos de cultura das prefeituras, vamos aplicar o formulário para levantar a quantidade de artesãos por município e também traçar um diagnóstico sobre a atividade artesanal na região”, explica o analista de negócios do Sebrae-SP, Carlos Alberto Pereira Júnior.

Continua após a publicidade

O formulário on-line traz questões sobre as técnicas de artesanato e trabalhos manuais, tipos de materiais utilizados, inclusão digital, impactos do trabalho na sustentabilidade e as principais dificuldades enfrentadas pelos artesãos. “A partir do levantamento, vamos desenvolver atividades de formação destinadas a cada município, visando suprir as necessidades de qualificação apontadas pelos artesãos, incentivar a valorização do trabalho artesanal e promover oportunidades de desenvolvimento para este importante segmento”, afirma Carlos Alberto.

Continua após a publicidade

Segundo o analista, a originalidade que torna os trabalhos artesanais tão únicos e atrativos está muito vinculada à inspiração no território. “O que diferencia o artesanato de uma região para outra é justamente a cultura e as tradições locais. Aquilo que para nós soa como comum, porque muitas vezes faz parte do nosso dia a dia, é visto como especial pelo turista. Por isso temos trabalhado muito o projeto de economia criativa ‘Dá Gosto ser do Ribeira’, para que o artesanato e os trabalhos manuais também se inspirem nos elementos e potencialidades da região para serem atrativos turísticos”, ressalta Carlos Alberto.

Continua após a publicidade



Questionário

Moradores e moradoras do Vale do Ribeira que desenvolvem trabalhos manuais ou atividades artesanais podem preencher o formulário da pesquisa, independentemente de participarem ou não de projetos do Sebrae-SP. O questionário ficará disponível para acesso até o dia 28 de março, no link: https://forms.office.com/r/ufLybM4er8

Lembrando que artesanato é toda produção resultante da transformação de matérias-primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade (de acordo com a Sutaco - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades).



SERVIÇO

Diagnóstico do Artesanato no Vale do Ribeira

Link de acesso ao questionário: https://forms.office.com/r/ufLybM4er8

Disponível até 28 de março/2025