Seis dias após o município ter sido atingido pela cheia, o Sebrae-SP e a Prefeitura de Pariquera-Açu realizaram a ação ‘SOS Empreendedores’, com o objetivo de auxiliar os micro e pequenos empresários que tiveram prejuízos com a enchente. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Sebrae Móvel realizou mais de 60 atendimentos no município.
Junto com o Banco do Povo e outras instituições bancárias parceiras, o Sebrae-SP prestou orientações principalmente em relação a linhas de crédito. “Nossa principal ação junto aos empreendedores de Pariquera-Açu foi orientar o planejamento para a tomada de crédito, seja para recuperar o estoque, adquirir maquinários ou como capital de giro. Contamos com instituições parceiras, com linhas de crédito específicas para cada tipo de perda ou necessidade”, explica a gerente regional do Sebrae-SP Michelle dos Santos.
Segundo ela, o Sebrae Aqui de Pariquera-Açu seguirá com o relacionamento junto aos empresários atendidos, apoiando também com orientações de crédito para aqueles que estão em análise nas instituições financeiras.
No mapeamento realizado junto aos empreendedores do município, 22% responderam que ainda não haviam retomado as atividades após a cheia do dia 8. Sobre os impactos sofridos na empresa, 47% consideraram graves, 27% apontaram danos moderados, 22% tiveram danos leves e 3,6% apontaram danos gravíssimos. Entre os prejuízos estão perda de equipamentos, estoque e móveis, além de estrutura danificada. Para recomeçar, a maioria apontou a necessidade de capital de giro, seguido por aquisição de equipamentos e reposição de estoque.
O relatório completo pode ser acessado no link: https://bit.ly/relatório-Pariquera.