Comprometido com a missão de contribuir com o desenvolvimento do Vale do Ribeira, o Sebrae-SP promoveu no dia 10 de fevereiro o 1º Encontro de Gestores Públicos da região, reunindo diretores municipais de Cultura, Agricultura e Turismo. Realizado no Canal SP+Perto, o encontro contou com a participação de gestores dos 15 municípios atendidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP, além de parceiros como o Senac, Grande Reserva Mata Atlântica, Unesp, Cati, Defesa Agropecuária, APTA, Sindicatos Rurais e Consaúde.
“Promovemos o encontro para compartilhar as soluções que o Sebrae-SP tem a oferecer, especialmente nos segmentos do agro, turismo e economia criativa, e também para fortalecer a colaboração entre os gestores e promover ações integradas em prol do desenvolvimento da região”, ressaltou a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos.
Divididos por segmento, os gestores apontaram os principais desafios e propostas dos municípios e também conheceram os projetos desenvolvidos pelo Sebrae-SP. Na agricultura, um dos principais assuntos abordados foi a retomada da regularização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) - uma ação que vem sendo articulada pelo Sebrae-SP. A utilização de produtos locais na merenda das escolas municipais, a indicação geográfica de banana e palmito pupunha e projetos para captação de recursos foram outros temas levantados pelo Sebrae-SP.
Os gestores de turismo falaram sobre a necessidade de envolver empresários e comerciantes no trade turístico e criar roteiros que se integrem, levando o turista a aproveitar os atrativos de vários municípios da região. Eles também conheceram o portfólio de projetos e consultorias do Sebrae-SP que podem auxiliar os municípios a desenvolver o turismo, como o Programa de Agentes de Roteiros Turísticos e o projeto Sebrae Comunidades, que trabalha com a Aldeia Indígena Rio Branquinho em Cananéia e com o Quilombo Peropava, em Registro.
Na cultura, os principais temas levantados foram o calendário regional de eventos, ações conjuntas entre os municípios, atividades de formação que o Sebrae-SP oferece em economia criativa e a retomada da câmara técnica regional de cultura.
Oportunidades
Para o diretor de Turismo de Cananéia, Jacques Gomes Filho, o encontro foi uma oportunidade para trocar experiências e soluções para problemas em comum. “É a primeira vez que trabalho no poder público e para mim foi incrível entrar em contato com pessoas com mais experiência do que eu na gestão pública e lidando com problemas muito parecidos que a própria região impõe para a gente. Tive acesso a uma solução que tenho certeza que vou conseguir aplicar no meu município”, revelou Jacques.
"Tivemos a oportunidade de conhecer as possibilidades de apoio do Sebrae-SP em relação ao município e conhecer também os gestores, os quais com certeza faremos grandes parcerias, intercâmbio e junções de grandes trabalhos não somente em nossas cidades, como também no Vale do Ribeira”, comentou o diretor de Cultura de Miracatu, Anderson Ramos.
O diretor de Agricultura de Barra do Turvo, João Antônio Moraes Neto, disse que o encontro foi muito importante para que os gestores municipais pudessem discutir os desafios que têm em comum. “Principalmente no que compete à implementação do serviço de inspeção municipal, foi demonstrada a necessidade urgente dos municípios implementarem as leis pertinentes para que a gente possa avançar a nível de consórcio, que é o anseio de vários produtores e empreendedores, que é o meio de obtenção desse selo”.