Vale do Ribeira Febre
Febre Amarela - Previna-se
Cuide da sua saúde e ajude a combater a febre amarela!
12/02/2025 13h06 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação
Você sabia A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos e pode ocorrer em áreas urbanas e silvestres. A melhor forma de se proteger é a vacinação!
 
  • Fique atento aos sintomas:
  • Febre súbita e calafrios
  • Dor de cabeça e no corpo
  • Fadiga e fraqueza
  • Náuseas e vômitos
  • Como se prevenir?
  • Mantenha sua carteira de vacinação atualizada
  • Use roupas compridas em áreas de mata
  • Telar portas e janelas para evitar a entrada de mosquitos
 
 
Cuide da sua saúde e ajude a combater a febre amarela!
 

Saúde de Registro orienta sobre cuidados e prevenção sobre a Febre Amarela

 
Alerta é importante porque São Paulo é um dos estados endêmicos para a doença
 
A Prefeitura de Registro-SP, por meio da Diretoria Geral de Saúde e da Vigilância em Saúde, lembra que além da dengue, é necessário ter cuidados em relação à febre amarela.
 
O Ministério da Saúde expressou preocupação com o aumento recente dos casos de febre amarela em estados como São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins.
 
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida ao homem pelo vetor Aedes aegypti, em áreas urbanas, e a primatas (macacos), pelos mosquitos Haemagougus e Sabethes, em áreas silvestres e de mata. É fundamental ressaltar que os macacos não transmitem a doença, embora sejam afetados, não devem ser maltratados.
 
Sintomas - Uma pessoa infectada pode apresentar febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por aproximadamente três dias. Em casos mais graves, é possível observar insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e desenvolve imunidade permanente contra a febre amarela.
 
Vacina - A vacina está disponível para crianças de 9 meses (dose) e 4 anos (reforço), na rede pública. Para maiores de 5 anos, apenas uma dose é necessária, exceto se tiverem tomado uma dose antes dos cinco anos, nesse caso precisa fazer um reforço. 
 
A vacina é aplicada apenas em quem nunca tomou ou está com o esquema incompleto. Em casos específicos, é recomendado buscar a Unidade de Saúde levando um documento oficial e a carteirinha de vacinação.
 
Sobre a doença - Estamos em época do ano em que a incidência da doença aumenta devido ao período de chuvas, que facilita a reprodução do mosquito transmissor. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica ao perceber os primeiros sintomas.
 
Atenção: Moradores que forem viajar para regiões com maior risco de exposição ao vírus, como matas, florestas, rios, cachoeiras, parques e o áreas rurais, precisam se vacinar 10 dias antes da viagem.
 
Qualquer dúvida entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (13) 3828-4240.