Vale do Ribeira REGISTRO
1 Conferência Municipal do Meio Ambiente elege delegados e reforça avanços ambientais em Registro-SP
Evento abordou desafios da emergência climática e reuniu representantes de diferentes setores da sociedade
26/01/2025 10h37 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Registro-SP, por meio da Diretoria Geral de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente para discutir o tema "Emergência Climática - O Desafio da Transformação Ecológica". 
 
O evento ocorreu na última quarta-feira (22/01), no Auditório SP+Perto, com a participação de representantes da sociedade civil, público e privado.
 
Os mais de 50 participantes se reuniram para discutir e propor soluções em cinco eixos, resultando em 23 propostas para melhorar a gestão ambiental no município, sendo selecionadas 10, duas em cada eixo.
 
Além de discutir maneiras de lidar com as mudanças climáticas, a conferência ressaltou a necessidade de cooperação entre a população e as autoridades para enfrentar os problemas ambientais. Cinco representantes de Registro-SP foram escolhidos para participar da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada em março em São Paulo.
 
 
 

Confira as propostas sugeridas pelos grupos de trabalho nessa conferência:

 
Eixo I – Mitigação
 
Proposta 1 -
 
“Implementar uma composteira municipal para receber resíduos orgânicos de órgãos e serviços públicos, reduzindo o uso de aterros sanitários”
 
Proposta 2 -
 
“Fomentar a criação de leis municipais que propiciem benefícios fiscais a empresas que adotem políticas sustentáveis de redução da emissão de gases de efeito estufa.”
 
 
 
Eixo II – Adaptação e preparação para desastres
 
Proposta 1-
 
“Elaborar e implementar o Plano Municipal de Arborização fomentando a proteção das matas ciliares, implementando projetos de solução baseadas na natureza, considerando o conceito de cidade esponja.”
 
Proposta 2-
 
“Implementar o Plano Municipal de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas, prevendo orçamento e responsabilidade do gestor municipal.”
 
 
 
 
 
Eixo III – Justiça Climática
 
Proposta 1 -
 
“Intensificar a fiscalização das áreas de proteção permanente, beneficiando as comunidades ribeirinhas a sofrerem menor impacto das mudanças climáticas.”
 
Proposta 2-
 
“Fomentar o PSA (Pagamento de Serviço ambiental) no município junto as comunidades vulneráveis urbanas e rurais, promovendo justiça climática e os direitos humanos.”
 
 
 
Eixo IV –Transformação Ecológica
 
Proposta 1-
 
“Implementar coleta seletiva de lixo com educação ambiental e comunicação eficiente.”
 
Proposta 2-
 
“Fomentar contratos de créditos de carbono como fonte de renda local e preservação.”
 
 
 
Eixo V – Governança e Educação Ambiental
 
Proposta 1-
 
“Fomentar e promover práticas que promovam a educação ambiental nas escolas como eixo transversal na educação de forma continuada.”
 
Proposta 2 -
 
“Estimular cidades resilientes às mudanças climáticas, realizando o planejamento urbano, levando em consideração a mobilidade urbana e o verde nas cidades, ou seja, arborização urbana com ciclovias associadas as soluções baseadas na natureza. PSA criar leis e formas de fiscalização para que sejam cumpridas.”
 
 
 

Delegados eleitos:

 
Akemi Hijioka, Carla Cristina Kawahami, Fernando D. do Vale, José Geraldo de Sales e Renata Shimoda Rodrigues Leme.