Durante a sessão solene no dia 22 de fevereiro, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria da Prefeitura de Cajati que aumenta em até 36% o piso salarial dos 273 profissionais do Magistério Público Municipal. O objetivo da administração é valorizar o ensino e a categoria do profissional de Magistério. “Cajati está concedendo aos profissionais de magistério um aumento até maior do que foi anunciado pelo Governo Federal para 2022, que é de 33,24%, o município está concedendo o reajuste de até 36%”, enfatiza o prefeito Luiz Henrique Koga.
Os profissionais do Magistério Público Municipal são remunerados com recursos do FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica, através das Leis 14.276/2021 e 11.738/2008, e agora a administração municipal vai complementar os salários com os recursos próprios do município. No total, 273 serão contemplados com aumento salarial, que englobam os professores de Educação Básica 1,2,3 e Especial, o coordenador pedagógico, vice-diretor, diretor, orientador pedagógico acadêmico, chefe da Divisão de Convênios Educacionais, chefe da Divisão de Educação, o coordenador técnico pedagógico e o supervisor de ensino.
“Sim, o prefeito Luiz Koga decidiu pelo pagamento imediato e inclusive com aumento para quem já estava com valor acima do piso salarial, garantindo a valorização de toda a carreira, são dois pontos fundamentais que só dependeu dele”, disse a Diretora do Departamento de Educação e Cultura, Maria Cláudia Brondani.
“O prefeito foi pioneiro do Vale do Ribeira, agora ele já poder ser chamado ‘o prefeito do magistério”, disse o vereador e professor Alexandre Pacheco.