O Governo do Estado de São Paulo está investindo em projetos de incubadoras, centros inovadores e parques tecnológicos, que beneficiarão populações de várias cidades paulistas. Serão contemplados diversos setores da economia, em trabalho que segue a diretriz do governador Tarcísio de Freitas para esse setor pertencente à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). Na cidade de Registro, será liberada verba de R$ 496.912,50 para o projeto denominado Coworking Colaborativo de Economia Criativa e Tecnologias Socioambientais da Mata Atlântica – Cetma.
O apoio permitirá a expansão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Científica de Registro, o “Aquário de Ideias”, com a criação de um coworking. O espaço possibilitará o desenvolvimento de empresas de base tecnocientífica e soluções conectadas com as demandas da sociedade e os desafios socioambientais da mata atlântica e da região do Vale do Ribeira e do Litoral. A ampliação será viabilizada também por conta da cessão de área do campus Registro da Unesp.
Esse e outros ambientes contemplados pelo aporte do governo estadual pertencem ao Spai (Sistema Paulista de Ambientes de Inovação). “Esse importante projeto considera a realidade das demandas locais e vai integrar educação, pesquisa, inovação e mercado de trabalho”, destaca o secretário da SCTI, Vahan Agopyan. O plano de trabalho apresentado pelo Cetma (Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Mata Atlântica) tem o propósito de impulsionar a bioeconomia da Mata Atlântica, unindo cooperativas, APLs (Arranjos Produtivos Locais) e instituições de ensino e pesquisa para promover tecnologias socioambientais e economia criativa.
No segundo semestre de 2024, a Lei de Inovação brasileira completou 20 anos. O governo estadual começou no ano passado o trabalho de avaliação para financiar 25 projetos, em 19 cidades, totalizando R$ 11.718.925,00. Os resultados desse investimento total, projetados para o biênio 2025-2026, são – entre outros – a criação de 886 postos de trabalho, a partir de 161 novas startups geradas, além de outras 319 incubadas ou aceleradas, e 164 médias ou grandes empresas instaladas.
Fonte: Governo de São Paulo