Foi pura emoção a solenidade de entrega das 260 unidades habitacionais do Conjunto Registro-E que faz parte do Programa Casa Paulista. Centenas de famílias compareceram nesta quinta-feira (12/12), no empreendimento para conhecer como ficou a moradia depois da conclusão das obras. Após quatro anos desde o sorteio, finalmente chegou o dia tão esperado das famílias contempladas conquistarem a casa própria.
“Este conjunto habitacional é de enorme relevância para a nossa cidade. Foi construído com muito carinho. Mesmo enfrentando contratempos, como as chuvas, conseguimos finalizá-lo para vocês. São casas que proporcionarão conforto e estabilidade, para que vocês possam ser felizes ao lado de seus familiares. Agradeço a todos os servidores municipais que contribuíram para que o Registro-E fosse entregue com êxito”, destacou o prefeito de Registro, Nilton Hirota.
O empreendimento é fruto de uma parceria entre a CDHU e a Prefeitura de Registro, que doou o terreno. A CDHU foi responsável pela contratação da construtora e pela execução de toda a infraestrutura, incluindo redes de abastecimento de água e esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanismo, iluminação pública e rede elétrica.
As casas possuem dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, totalizando 47 m² de área útil. As unidades contam com piso cerâmico, azulejos no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura com estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico. Um investimento do Governo do Estado no valor de R$ 58,6 milhões.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Cardinale Branco, destacou o empenho da Prefeitura no andamento da construção. “Trago a todos um abraço do governador Tarcísio de Freitas, que me encarregou de representá-lo nesta entrega das 260 unidades do Programa Casa Paulista. Quero parabenizar o professor Nilton Hirota pelo excelente trabalho realizado durante sua gestão, evidenciando seu verdadeiro comprometimento com a cidade”, afirmou Branco.
SONHO REALIZADO - Com as obras do Conjunto Habitacional Registro-E entregues, a vida de muitas famílias será transformada com a conquista da casa própria. Entre os contemplados está o técnico de informática Marcos Wagner, que celebrou a conquista ao lado de sua esposa, a nutricionista Harvillyn Wagner. “Era um momento muito esperado. Estávamos pleiteando há alguns anos. Agora, com a nossa casa, podemos nos planejar para construir a nossa família”, destacou Marcos.
“Muita emoção! É a concretização de um sonho pelo qual sempre lutamos. Vamos começar 2025 com muita alegria. Queremos nos mudar o quanto antes para deixar a casa do nosso jeito”, revelou Harvillyn.
CONDIÇÕES - As famílias beneficiadas foram selecionadas por sorteio. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que oferece juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. As parcelas são praticamente fixas ao longo dos 30 anos de financiamento, com correção monetária apenas pelo IPCA (índice oficial do IBGE). O valor das parcelas é calculado com base na renda familiar, comprometendo, no máximo, 20% dos rendimentos mensais. Em Registro, 99% das famílias contempladas têm renda de até cinco salários mínimos. A menor prestação é de R$ 282,40.