Com a expectativa de temperaturas elevadas impulsionadas pela nova realidade climática e consumo de água acima da média, a Sabesp reforça o abastecimento no Vale do Ribeira para a temporada de verão.
No período, os municípios litorâneos da região devem atrair cerca de 500 mil pessoas, volume equivalente a dez vezes a população residente.
Para atender à alta demanda, a Companhia destinou mais de R$ 38 milhões a melhorias e obras de expansão ao longo de 2024 nos 23 municípios atendidos.
Desse montante, aproximadamente R$ 15 milhões foram aplicados em Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.
O plano inclui manutenção corretiva e preventiva, aquisição e locação de equipamentos, geradores de energia e máquinas, além de reforço operacional e equipes de prontidão.
A Sabesp montou uma estrutura robusta de atuação, que abrange equipes técnicas e operacionais disponíveis 24 horas; monitoramento contínuo e em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO); reforço integrado para situações críticas; aumento da capacidade contratada de energia elétrica; inspeção das travessias subaquáticas com equipe de mergulhadores; entre outros.
O atendimento ao cliente também foi reforçado, com equipes especiais nas agências físicas dos municípios e, em Ilha Comprida, apoio da agência móvel.
Investimentos nos municípios
Em Cananéia, foi concluído o remanejamento da tubulação subaquática e o sistema de água tratada está sendo ampliado. O município recebeu ainda uma estação compacta de tratamento de esgoto para Itapitangui, além de melhorias no sistema de esgotamento central.
No município de Ilha Comprida, a antiga rede de água foi substituída por tubulações de PVC, mais modernas. A rede coletora de esgoto foi reforçada e a eficiência da estação elevatória de esgoto foi ampliada com obras estruturais e interligações. Também estão em andamento obras de esgoto na sede, no sentido sul da Ilha e na Vila de Pedrinhas.
Já em Iguape/Praia da Juréia, a captação de água teve a capacidade ampliada com conjunto de motobombas e recebeu macromedidores. Bases e instalações da estação compacta de tratamento e dos reservatórios do Morro do Pinheiro foram finalizadas. O sistema de esgotamento central foi ampliado e do Icapara, concluído.
Uso consciente e dicas
Moradores e turistas podem contribuir para bom funcionamento dos sistemas e a eficácia do abastecimento. Veja algumas dicas:
· Use a água de forma consciente. Medidas simples podem fazer a diferença: use vassoura e balde para lavar áreas como garagem e corredores; não utilize mangueiras; não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira; não use água corrente para descongelar alimentos; fique muito atento a possíveis vazamentos, que podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício. Mais informações em: https://www.sabesp.com.br/a-sabesp/educacao/dicas-economia-agua
· Certifique-se de que o imóvel tenha a caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o Decreto Estadual 12.342/78. Assim fica garantido o abastecimento interno durante uma variação na pressão no pico de consumo do dia ou quando são necessárias manutenções.
· A superlotação das residências torna as instalações internas ineficazes, ainda que o sistema de abastecimento esteja operando plenamente. Para um imóvel com seis ocupantes, a caixa-d’água deve suprir o consumo de, no mínimo, 1.000 litros/dia e, se forem 10 ocupantes, a capacidade deve ser de, no mínimo, 1.500 litros/dia.
· Verifique com antecedência a regularidade do pagamento das contas e se o registro no cavalete está aberto, principalmente em residências de temporada.
· Não despeje resíduos na rede de esgoto e não conecte a rede pluvial à rede coletora.
A Sabesp também realiza nesta época ações educativas de conscientização, como campanha, mensagens sobre dicas de economia nas redes sociais, entre outras ações para sensibilizar a população.
Com esses investimentos e medidas, a Sabesp busca garantir a regularidade do abastecimento, a qualidade da água tratada e a eficiência nos serviços de esgoto, contribuindo para a saúde pública e a balneabilidade das praias da região.
Para ocorrências ou emergências, a Sabesp segue à disposição, durante 24 horas, pelos canais de atendimento: central telefônica 0800 055 0195, Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br/), WhatsApp (11 3388-8000), chatbot (sabesp-chat.sabesp.com.br) e agências físicas, mediante agendamento.