O segundo melhor pólen do Brasil é do Vale do Ribeira. O apicultor Sérgio Takao Murayama, do município de Registro, conquistou o 2º lugar no Concurso de Pólen do 24º Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura. Considerado o maior evento do segmento no Brasil, o Conbrapi foi realizado em Aparecida do Norte entre os dias 27 e 30 de novembro. Sérgio foi um dos 25 produtores do Vale do Ribeira que participaram da missão técnica para o Congresso promovida pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural de Juquiá e Apivale, com apoio da Secretaria de Agricultura de Iporanga e Pronatu.
“Minha maior alegria ao receber o prêmio é poder incentivar os apicultores da nossa região a diversificarem os produtos apícolas, não ficarem apenas no mel. A premiação veio para provar que o pólen do Vale do Ribeira é realmente um dos melhores do País, especialmente devido à diversidade da flora da Mata Atlântica”, afirma Sérgio Takao. Ele foi premiado na categoria Pólen do Apicultor no Concurso Nacional do Pólen Apícola de Apis mellifera.
Apicultor desde 2013, Sérgio já recebeu consultoria do Programa ALI Rural do Sebrae-SP e atualmente recebe assistência técnica e gerencial do Senar/Faesp. “O Sebrae tem ajudado muito a fortalecer a apicultura na região. Junto com a Apivale, o Senar e o Sindicato Rural, os apicultores têm oportunidade de buscar qualificação e melhorar a produtividade”, comenta Sérgio. No sítio da família no bairro Taquaruçu, ele tem 74 colmeias que produzem uma média de 100 quilos de pólen por mês durante a primavera. A produção artesanal é comercializada em Curitiba, São Paulo e Sorocaba.
O consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Carnio, ressalta a importância da premiação para o Vale do Ribeira. “Além de dar destaque para a qualidade do pólen produzido na região, a premiação no Conbrapi reforça a relevância da apicultura e da meliponicultura como alternativas de renda para os produtores do Vale”.
Segundo Lucas, a missão técnica para a Conbrapi faz parte das ações do projeto de fortalecimento do setor no Vale do Ribeira, realizado pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural de Juquiá e Apivale. “O Congresso Nacional reúne especialistas, pesquisadores, apicultores, meliponicultores e empresas do setor para compartilhar conhecimentos e experiências. Os participantes têm a oportunidade de fazer contato com especialistas da área, compradores e fornecedores que podem ajudar a melhorar a competitividade da produção, além de terem acesso a soluções inovadoras para a apicultura e meliponicultura nas palestras e minicursos”, explica o consultor do Sebrae-SP.