SEBRAE
Apicultor de Registro é premiado em Congresso Nacional de Apicultura
Sérgio Takao Murayama participou do evento com apoio do Sebrae-SP e conquistou a segunda posição no concurso de pólen
12/12/2024 16h37 Atualizada há 1 mês
Por: Fonte: Monica Bockor

O segundo melhor pólen do Brasil é do Vale do Ribeira. O apicultor Sérgio Takao Murayama, do município de Registro, conquistou o 2º lugar no Concurso de Pólen do 24º Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura. Considerado o maior evento do segmento no Brasil, o Conbrapi foi realizado em Aparecida do Norte entre os dias 27 e 30 de novembro. Sérgio foi um dos 25 produtores do Vale do Ribeira que participaram da missão técnica para o Congresso promovida pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural de Juquiá e Apivale, com apoio da Secretaria de Agricultura de Iporanga e Pronatu.

“Minha maior alegria ao receber o prêmio é poder incentivar os apicultores da nossa região a diversificarem os produtos apícolas, não ficarem apenas no mel. A premiação veio para provar que o pólen do Vale do Ribeira é realmente um dos melhores do País, especialmente devido à diversidade da flora da Mata Atlântica”, afirma Sérgio Takao. Ele foi premiado na categoria Pólen do Apicultor no Concurso Nacional do Pólen Apícola de Apis mellifera.

Continua após a publicidade

Apicultor desde 2013, Sérgio já recebeu consultoria do Programa ALI Rural do Sebrae-SP e atualmente recebe assistência técnica e gerencial do Senar/Faesp. “O Sebrae tem ajudado muito a fortalecer a apicultura na região. Junto com a Apivale, o Senar e o Sindicato Rural, os apicultores têm oportunidade de buscar qualificação e melhorar a produtividade”, comenta Sérgio. No sítio da família no bairro Taquaruçu, ele tem 74 colmeias que produzem uma média de 100 quilos de pólen por mês durante a primavera. A produção artesanal é comercializada em Curitiba, São Paulo e Sorocaba.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

O consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Carnio, ressalta a importância da premiação para o Vale do Ribeira. “Além de dar destaque para a qualidade do pólen produzido na região, a premiação no Conbrapi reforça a relevância da apicultura e da meliponicultura como alternativas de renda para os produtores do Vale”. 

Segundo Lucas, a missão técnica para a Conbrapi faz parte das ações do projeto de fortalecimento do setor no Vale do Ribeira, realizado pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural de Juquiá e Apivale. “O Congresso Nacional reúne especialistas, pesquisadores, apicultores, meliponicultores e empresas do setor para compartilhar conhecimentos e experiências. Os participantes têm a oportunidade de fazer contato com especialistas da área, compradores e fornecedores que podem ajudar a melhorar a competitividade da produção, além de terem acesso a soluções inovadoras para a apicultura e meliponicultura nas palestras e minicursos”, explica o consultor do Sebrae-SP.