Saúde
Fórum destaca experiências inovadoras no cuidado às condições crônicas no Vale do Ribeira
Durante o encontro, foi apresentada a experiência bem-sucedida da Oficina de Linha de Cardiologia, realizada em agosto de 2024. A iniciativa integrou prestadores de serviços como o AME Pariquera-Açu, CEFOR, HRLB e HRR
09/12/2024 13h57 Atualizada há 1 mês
Por:

O Departamento Regional de Saúde (DRS XII) promoveu, nesta quinta-feira, o Fórum de Experiências Exitosas com Ênfase nas Condições Crônicas, reunindo gestores, profissionais de saúde e articuladores da região. Organizado por Maria Isa Alonso e Fabiana Patucci, o evento destacou iniciativas regionais voltadas à melhoria da atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro, foi apresentada a experiência bem-sucedida da Oficina de Linha de Cardiologia, realizada em agosto de 2024. A iniciativa integrou prestadores de serviços como o AME Pariquera-Açu, CEFOR, HRLB e HRR, promovendo a discussão sobre os percursos assistenciais necessários para a prevenção, tratamento e reabilitação de doenças cardiovasculares. A proposta destacou a importância de uma abordagem centrada nas necessidades regionais e no cuidado integral ao paciente.

Continua após a publicidade

O evento também contou com a apresentação do programa regional Respira Vale, pela pneumologista Dra. Maria Inês Paulino, e do Programa 1000 Dias, da Fundação Abrinq, voltado ao cuidado infantil.

Continua após a publicidade

O fórum evidenciou o comprometimento dos profissionais do SUS na busca por soluções criativas e eficazes, mesmo diante de desafios. “Foi um encontro riquíssimo, repleto de pessoas dedicadas a fazer o melhor com os recursos disponíveis, enquanto não se tem condições melhores para fazer mais”, destacou Maibi Luz, Enfermeira responsável pelo Programa de Matriciamento do AME Pariquera-Açu.

Continua após a publicidade

Diversos municípios do Vale do Ribeira apresentaram suas experiências inovadoras, entre elas:
 • Iguape: Grupo de Combate ao Tabagismo com equipe do CAPS.
 • Lucy Montoro: Redução da perda primária com o matriciamento no Serviço de Reabilitação.
 • Ilha Comprida: Programa Hiperdia nas Comunidades.
 • Miracatu: Projetos EmagreSer e Seja Feliz a Cada Passo, além do programa de prevenção em saúde bucal.
 • Cajati: Ambulatório de Diabetes Tipo 1 e a estratégia de gestão de pacientes com DCNT na ESF Bico do Pato.
 • Itariri: Projeto Amoraroma.
 • Jacupiranga: Estruturação do atendimento e estratificação de risco em pacientes com DCNT.
 • Registro: Impacto clínico na abordagem de risco cardiovascular na Atenção Básica.
 • Juquiá: Programa de atividades físicas.