Vale do Ribeira Fábrica de Cultura
Fábrica de Cultura Iguape realiza a Primeira Semana de Leiturinha na Praça
Evento voltado para a criançada irá ocupar a praça Engenheiro Greenhalgh, em frente a Fábrica; a proposta é unir o universo da literatura infantil com brincadeiras
03/12/2024 10h48
Por: Redação

A Fábrica de Cultura Iguape – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis – promove a 1ª Semana de Leiturinha na Praça. O evento acontece entre 4 e 7 de dezembro na praça Engenheiro Greenhalgh, em frente ao prédio da Fábrica de Cultura, com organização da equipe de biblioteca. A proposta é explorar a criatividade das crianças a partir de atividades lúdicas, tendo o universo literário como referência. Algumas intervenções serão desenvolvidas por grupos artísticos convidados. 

Confira os destaques:

Continua após a publicidade

No dia 4, quarta-feira, a diversão fica por conta de duas atividades realizadas pela equipe da Bibliotech: às 14h acontece a mediação de leitura e oficina "Sonhos em papel". As crianças terão contato com o livro O mesmo sonho, de Ana Maria Machado, e depois irão ser incentivados a falar sobre os próprios sonhos e transformá-los em criações com papel, tinta, flores e giz. Em seguida, às 15h, tem “Fotografia açucarada” a partir da obra Doce céu de Santo Antônio, do artista Marepe. Nessa experiência, os participantes farão um ensaio fotográfico tendo o algodão doce como elemento principal para a composição visual, além de aprenderem sobre ângulos e distância na fotografia.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

A quinta-feira, 5, será de aventura com a atividade “Leiturinhas aquáticas” com a Cia. Pé de Brincadeira, às 10h e às 14h. As crianças poderão explorar pequenos mundos marinhos construídos em bacias coloridas e brincar com espuma enquanto descobrem livros de banho.

Já na sexta-feira, 6, a Cia. Pé de Brincadeira apresenta “Entre paredes e páginas”, às 10h. Os pequenos irão explorar, por meio dos livros, diferentes tipos de moradas, desde casas na árvore até casinhas de insetos. Após o contato com diversas histórias sobre moradas, os participantes poderão construir coletivamente uma instalação artística de cores e fios.

E a agenda termina no sábado, 7, às 14h, com “Um amiguinho diferente”, intervenção realizada por Ojana Gouveia junto com a Trupe Imagina Como É. Através de música, bonecos e elementos sensoriais, as crianças aprenderão sobre empatia e a inclusão de pessoas neurodivergentes a partir da história da amizade entre um menino e um garoto autista. 

Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa

Vem para a Fábrica!

A Fábrica de Cultura Iguape oferece um ônibus circular que passa pelos principais pontos da cidade, com saída na Sabro, seguindo pela Escola José Muniz, Escola Clodonil Cardoso, Quadra Coberta, Mercearia Jessé/Nova Iguape, Mercado Franco, Praça Rua Jalde Antônio Fragoso, Rua Registro, Ponto da Rua Tucano, Rodoviária, Deiró’s, Esquina Vila Sapo e CIM até desembarcar na Fábrica de Cultura, localizada no centro histórico. No retorno é realizado o mesmo trajeto. 

O serviço é gratuito e funciona de terça a sexta com saídas às 8h30, 13h30 e às 17h30, e retorno às 11h30, 16h30 e às 20h30.

 SERVIÇO:

Toda a programação é gratuita.

Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!

 

Fábrica de Cultura Iguape

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

 

1ª Semana de Leiturinha na Praça

De 4 a 7 de dezembro

 

O dia dos sonhos doces: sonhos em papel 

4/12, quarta-feira, das 14h às 15h | Livre | 20 vagas

 

O dia dos sonhos doces: fotografia açucarada

4/12, quarta-feira, das 15h às 17h | Livre | 30 vagas

 

Leiturinhas aquáticas com Pé de Brincadeira

5/12, quinta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h | 4 a 12 anos | 20 vagas

 

Entre paredes e páginas com Pé de Brincadeira

6/12, sexta-feira, das 10h às 12h | 4 a 12 anos | 20 vagas

 

Um amiguinho diferente com Ojana Gouveia e a Trupe Imagina Como É

7/12, sábado, das 14h às 15h | a partir de 4 anos | 20 vagas

 

--------

Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 21h. 

Sábados, das 9h às 17h

Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.

 

Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h. 

Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.

 

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

 

-----------

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.