Em mais uma ação da "Operação Impacto – Piracema 2024/2025", a equipe de patrulhamento ambiental de Registro, desarticulou um esquema de extração ilegal de plantas nativas. No ultimo domingo (24) durante patrulhamento pela rua Castelinho, no bairro Arapongal, os agentes encontraram dois homens com 1.056 unidades de Heliconia Psittacorum, popularmente conhecida como "estrela-avermelhada", acondicionadas em sacos.
A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima que indicava a prática de crimes ambientais na região. Ao chegarem ao local indicado, os agentes flagraram os infratores transportando as plantas, que são protegidas por lei.
Os indivíduos alegaram ter autorização informal do proprietário da área para realizar a coleta, mas não apresentaram nenhum documento que comprovasse a permissão. Ambos foram conduzidos ao 1° Distrito Policial de Registro, onde foi registrado um boletim de ocorrência.
O delegado plantonista, Dr. Marcos Augusto R. de Almeida, optou por não apreender as plantas, deixando-as sob a responsabilidade dos infratores, que foram orientados sobre as cautelas a serem tomadas. Os dois homens foram autuados em R$ 633.600,00 por terem em depósito vegetação nativa sem a devida licença.