Saúde Saúde
Anvisa interdita fabricantes de câmaras de bronzeamento na Grande SP
Desde 2009, o uso desse equipamento está proibido no Brasil
02/11/2024 08h36
Por: Redação Fonte: Agência Brasil

Dois estabelecimentos fabricantes de câmaras de bronzeamento artificial nas cidades de Arujá e Guarulhos, na Grande São Paulo, foram interditados nesta sexta-feira (1º) após uma operação conjunta realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) de São Paulo e o Centro de Vigilância Sanitária (CVS).

Desde 2009, uma resolução da Anvisa proíbe o uso de câmaras de bronzeamento artificial no Brasil após comprovação de que estes equipamentos causam danos à saúde, aumentando o risco para o câncer de pele.

Continua após a publicidade

Durante a operação, cerca de 30 câmaras de bronzeamento foram interditadas por estarem sendo fabricadas sem autorização da Anvisa.

Continua após a publicidade

Além disso, foram verificadas outras irregularidades como ausência de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) e alvará sanitário.

Continua após a publicidade

Após os registros das irregularidades, os órgãos interditaram totalmente as atividades dos dois estabelecimentos inspecionados.