O mês de outubro está recheado de atividades para divertir e estimular a criatividade de crianças, jovens e adultos na Fábrica de Cultura Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis. A programação diversa deste mês celebra tanto a infância quanto a cultura tradicional local. Confira os destaques:
Contações e expedição na biblioteca
A biblioteca da Fábrica de Cultura Iguape, para além do empréstimo de livros e acesso à internet e computadores, oferece mensalmente uma programação cultural para todos os públicos.
Na sexta-feira, 18, às 14h, acontece a contação de história a partir do livro Obax, de André Neves. A contadora Kiara Terra apresentará de uma forma única a vida de Obax, uma menina africana que vive aventuras fantásticas, mas que, ao compartilhar suas histórias, não é levada a sério por ninguém.
E no dia 23, quarta-feira, às 14h, Rafael Ummus, residente de Iguape com experiência em projetos relacionados às práticas biológicas e ambientais em um contexto criativo, realiza a atividade Expedição literária: tarde entre fontes. Os participantes, maiores de 9 anos, partirão da Fábrica até o Parque Municipal, realizando uma caminhada para encontrar trechos literários e poéticos do parque, em diálogo com a natureza. A atividade é inspirada no passeio que os escritores Albert Camus e Oswald de Andrade realizaram na região em 1949. Os interessados devem se inscrever na recepção da biblioteca.
Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Os sons da cultura tradicional
Na segunda-feira, 21, das 16h às 19h, a Fábrica de Cultura, utilizando os serviços do Estúdio Móvel, realiza a oficina Minha Cultura Viva: Quilombo São Pedro. Neste encontro, os moradores do quilombo junto com colaboradores da Fábrica de Cultura são convidados a pensar em como utilizar as ferramentas de áudio e vídeo para manter viva a cultura de uma população a partir da história desta comunidade quilombola. A atividade será realizada presencialmente no Quilombo São Pedro. O Quilombo São Pedro, localizado em uma área dentro dos municípios de Eldorado e Iporanga (SP), foi reconhecido, em cartório, como terra quilombola em 2022, apesar de ter quase 200 anos de história, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA).
O Estúdio móvel da Fábrica de Cultura Iguape é uma versão compacta dos estúdios de gravação e mixagem presentes nas unidades da capital e região metropolitana de São Paulo, com equipe técnica e equipamentos de alta qualidade para captações externas de áudio. O serviço vem, desde 2022, atuando para criar registros sonoros dos movimentos e expressões musicais das comunidades tradicionais locais. Todo o processo de gravação ocorre após extenso diálogo e escuta entre a equipe da Fábrica de Cultura Iguape e as comunidades, como um caminho para entender suas necessidades e a relação que construíram com a música.
Inclusão e acessibilidade na linguagem teatral
A programação do mês termina no palco, com o uso da linguagem teatral para falar sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
O ator Cleber Tolini traz para a Fábrica de Cultura o espetáculo O subnormal: uma história de baixa visão. O espetáculo narra a trajetória artística dele, quando aos vinte e quatro anos descobriu um tumor no cérebro e, após uma neurocirurgia, teve seu nervo ótico afetado, ficando com 20% de visão, ou seja, visão subnormal, também conhecida por Baixa Visão. As apresentações acontecem nos dias 30 e 31, quarta e quinta-feira, às 19h.
Na quinta-feira, 31, das 14h às 18h, o ator Cleber Tolini também realiza a oficina de teatro A arte acessível: o artista com deficiência, o ator criador e o teatro documentário com foco em exercícios e jogos teatrais de improvisação, a abordagem do trabalho solo e como pensar numa acessibilidade criativa para cena.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
Vem para a Fábrica!
A Fábrica de Cultura Iguape oferece um ônibus circular que passa pelos principais pontos da cidade, com saída na Sabro, seguindo pela Escola José Muniz, Escola Clodonil Cardoso, Quadra Coberta, Mercearia Jessé/Nova Iguape, Mercado Franco, Praça Rua Jalde Antônio Fragoso, Rua Registro, Ponto da Rua Tucano, Rodoviária, Deiró’s, Esquina Vila Sapo e CIM até desembarcar na Fábrica de Cultura, localizada no centro histórico. No retorno é realizado o mesmo trajeto.
O serviço é gratuito e funciona de terça a sexta com saídas às 8h30, 13h30 e às 17h30, e retorno às 11h30, 16h30 e às 20h30.
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Fábrica de Cultura Iguape
Praça Engenheiro Greenhalgh, s/n - Centro Histórico, Iguape/SP | Tel: (13) 3848-9300
Biblioteca
Obax: a coragem de inventar sua própria história com Kiara Terra
18/10, sexta-feira, às 14h | Livre
Estúdios | Cultura tradicional
Minha cultura viva com Quilombo São Pedro
21/10, segunda-feira, das 16h às 19h | Livre
Local: Quilombo São Pedro, sn - Itapeuna, Eldorado - SP, 11960-000
Biblioteca
Expedição literária: tarde entre fontes com Rafael Ummus
23/10, quarta-feira, às 14h | acima de 9 anos
Teatro
Espetáculo O Subnormal, uma história de baixa visão
30 e 31/10, quarta e quinta, das às 19h | Livre
Oficina de teatro A arte acessível: o artista com deficiência, o ator criador e o teatro documentário
31/10, quinta-feira, das 14h às 18h | Livre
----------
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 21h.
Sábados, das 9h às 17h
Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
-----------
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.