Geral Eleições 2024
Eleitor levou em média 24,8 segundos para votar no 1º turno
Já mesárias e mesários levaram em média 23,22 segundos para habilitar os eleitores para a urna; 84,87% tiveram acesso à urna usando a sua biometria
11/10/2024 10h33
Por: Redação Fonte: TRE–SP

Eleitoras e eleitores do estado de São Paulo levaram em média 24,8 segundos para escolher suas candidatas ou seus candidatos na urna eletrônica durante o 1º turno da votação das eleições municipais de 2024. No último domingo (6), o eleitorado paulista votou para eleger representantes aos cargos de prefeito e vereador em 645 municípios do estado. Já nosegundo turno, somente 18 cidades terão nova votação para o cargo de prefeito. Com apenas um voto a ser registrado na urna no domingo (27), esse tempo médio de votação tende a ser menor.
 

Mesárias e mesários levaram em média 23,22 segundos para habilitar os eleitores para a votação no primeiro turno, a partir da digitação do número do título de eleitor ou do CPF no microterminal. O atendimento realizado pelos integrantes da mesa receptora de votos inclui a identificação do eleitor no caderno de votação, a digitação do número do título e a confirmação da identificação daqueles que têm cadastro biométrico.
 

Continua após a publicidade

Antes da liberação do voto na urna, são feitas até quatro tentativas de identificação do eleitor ou eleitora com base na biometria. Se não funcionar, é realizada então uma pergunta de um dado pessoal para liberar a urna. A apresentação do e-Título com foto ou de outro documento oficial com foto é obrigatória em todos os casos.
 

Continua após a publicidade

Cerca de 85% dos eleitores habilitados com biometria
 

Continua após a publicidade

Dos 34,4 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar no 1º turno das eleições municipais no estado, 8,7 milhões (25,3%) não compareceram às urnas. Entre as mais de 25 milhões de pessoas que foram votar no último domingo, 84,87% foram habilitadas com a biometria, que é validada no momento em que o eleitor utilizar a impressão digital com sucesso para liberar a urna.
 

O segundo turno ocorre no domingo (27). Além da capital, haverá votação em 18 cidades: Guarulhos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Barueri, Franca, Taubaté, Guarujá, Limeira, Taboão da Serra e Sumaré, totalizando um eleitorado apto de 15.607.998 pessoas.
 

De acordo com a Constituição Federal, nas cidades com mais de 200 mil eleitores e eleitoras é realizado um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato ou candidata à prefeitura alcança a maioria absoluta dos votos. A maioria absoluta é atingida quando a votação obtida é equivalente a pelo menos a metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um. Essa medida visa dar maior representatividade a quem se elege.