Vale do Ribeira SP por todas
llha Comprida recebe as carretas de mamografia e empreendedorismo do SP por Todas
Iniciativa empodera mulheres através do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama, oferecendo também capacitação profissional para conquistar a sua independência financeira
11/10/2024 10h31 Atualizada há 6 dias
Por: Redação Fonte: Assessoria de imprensa

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, chega a Ilha Comprida nesta segunda-feira (14) com as carretas de mamografia e empreendedorismo do programa SP Por Todas. A iniciativa teve início há cerca de um mês no Vale do Ribeira e já percorreu outros três municípios, Apiaí, Eldorado e Registro, para oferecer às mulheres da região acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, além de cursos gratuitos do Sebrae e do Senac para promover a autonomia financeira. Em Ilha Comprida, os serviços estarão disponíveis até o dia 26 de outubro, a partir das 8h.

 

Continua após a publicidade

Com capacidade de realizar 50 atendimentos por dia, a carreta da mamografia permite diagnóstico e tratamento precoces do câncer de mama. Já os cursos de empreendedorismo, um serviço pioneiro da SP Mulher, proporcionam acesso a formações profissionalizantes e oportunidades de negócio, ajudando as mulheres a conquistarem sua autonomia financeira.
 

Continua após a publicidade

A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, ressalta a importância da iniciativa: Este é o terceiro município do Vale do Ribeira a receber as carretas, e estamos muito satisfeitos com os resultados dos atendimentos. O objetivo do Governo do Estado de São Paulo e da SP Mulher é ampliar a prevenção e os cuidados com a saúde das mulheres, além de oferecer capacitação profissional para promover a liberdade financeira”, afirma. Após Ilha Comprida, as carretas irão para Juquitiba.

Continua após a publicidade

 

Além dos cursos e exames, as mulheres do Vale do Ribeira podem aproveitar palestras e atendimentos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que têm como objetivo apoiar e informar a comunidade. Também estão disponíveis iniciativas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, como a linha de crédito para produtores rurais do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista).
 

Cartilha SP Por Todas
 

O Governo do Estado de São Paulo se destaca pela criação pioneira de políticas públicas para as mulheres, coordenadas pela Secretaria de Políticas para a Mulher e unificadas pelo movimento SP Por Todas. Durante toda a estadia das carretas nos municípios, a população pode retirar nas próprias carretas, de forma gratuita, a Cartilha SP Por Todas. O objetivo é ampliar a visibilidade para que saibam como acessar a rede de proteção.
 

São leis, programas, protocolos, linhas de créditos, aplicativos e iniciativas verdadeiramente transformadoras para as mulheres. Confira no Portal da Mulher Paulista (https://www.portaldamulherpaulista.sp.gov.br/) as políticas públicas estruturadas e entregues para que as mulheres de São Paulo estejam seguras, saudáveis e conquistem sua autonomia financeira.

 

PROGRAMAÇÃO DAS CARRETAS
 

Mamografia e Empreendedorismo no Vale do Ribeira

Ilha Comprida

Data: de 14 a 26 de outubro

Horário de funcionamento dos serviços: a partir das 8h

Local: Espaço Cultural Plínio Marcos

Endereço: Avenida São Paulo, 1000 – Balneário Adriana – Ilha Comprida – SP

 

Cursos

Segunda à sexta, das 8h às 21h - Sábado das 08h às 12h

Para se inscrever, acesse o Link

 

Carreta da Mamografia - 50 exames diários com senha

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)

Para serem atendidas, mulheres de 50 a 69 anos precisam apresentar somente o RG e o cartão do SUS.

Já mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, devem apresentar pedido médico do SUS, juntamente com o cartão SUS e RG.

 

Atendimentos da Defensoria Pública

Datas: 14 e 15 de outubro (segunda e terça-feira)

Horários: das 9h às 13h e das 18h às 20h.

 

Datas: 21 e 22 de outubro (segunda e terça-feira)

Horários: das 9h às 13h e das 18h às 20h.