Vale do Ribeira SEBRAE
Sebrae-SP leva educação empreendedora para escolas do Vale do Ribeira
Até o final do ano, cerca de oito mil alunos devem participar dos programas do Sebrae-SP na região
02/10/2024 16h40 Atualizada há 5 horas
Por: Redação Fonte: Monica Bockor

Jogo de tabuleiro com a rota da banana, brinquedos e maquetes feitas de materiais recicláveis e muita pesquisa sobre as riquezas da região. A criatividade dos alunos marcou a exposição do programa “Objetos de Aprendizagem” desenvolvido pelo Sebrae-SP nas escolas municipais de Pedro de Toledo. Realizada no dia 19/09 na EMEF Prof. Agnello Leandro Pereira, a exposição é a etapa final do programa que leva a educação empreendedora para os alunos do Ensino Fundamental.

Continua após a publicidade

Até o final do ano, cerca de oito mil crianças de escolas municipais do Vale do Ribeira devem participar dos programas do Sebrae-SP nas cidades de Pedro de Toledo, Registro, Miracatu, Jacupiranga e Ilha Comprida.

O programa “Objetos de Aprendizagem” envolve atividades lúdicas e literárias, filmes, jogos e pesquisas com o objetivo de sensibilizar os alunos a refletirem sobre valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e a busca do autoconhecimento para despertar competências e habilidades. O Sebrae-SP capacita os professores e fornece material pedagógico para trabalhar com os alunos em sala de aula.

Continua após a publicidade

A consultora de negócios do Sebrae-SP, Regiane Batista, explica que em 2021 o programa foi adaptado para a região com base no plano estratégico de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira. “Personalizamos algumas atividades para que tivessem foco nas potencialidades regionais. Percebemos que mudou o olhar, tanto dos professores quanto dos alunos, que passaram a valorizar a história, a cultura e os produtos do Vale do Ribeira como oportunidades para empreender”, revela Regiane.

Continua após a publicidade

A educação empreendedora é um dos pilares do Sebrae. Nosso objetivo é incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento e o espírito de coletividade, além de despertar habilidades e comportamentos empreendedores desde criança, para que empreender também seja uma alternativa profissional no futuro", ressalta a consultora.

Prefeituras e escolas interessadas em aderir aos programas de educação empreendedora do Sebrae-SP podem entrar em contato pelo telefone (13) 99744-9893. As vagas são para o próximo ano.