“A feira reúne seis ações do nosso Plano Regional de Economia Criativa e gerou 40 mil atendimentos entre todos os expositores, um aumento de 51% referente ao ano passado.
A satisfação geral com a feira atingiu a nota máxima, evidenciando que o evento se consolida como uma feira de negócios do turismo”, afirma Michelle.
“Quero agradecer a todos os parceiros que tornaram possível realizar a feira com essa grandiosidade, em especial ao Sesc, o Senar e o Senac, que contribuíram com a programação técnica e cultural”, destaca a gerente do Sebrae-SP.
Promoção do turismo
Daniele Elaine Ribeiro, do Restaurante A Restinga, considera que a Feira Encantos do Ribeira foi uma grande oportunidade de expor a gastronomia do litoral da região.
“Tive várias visualizações nas redes sociais, conseguimos atingir nosso público-alvo com networking e fazer negócios com outras empresas, tanto na gastronomia quanto no artesanato”, avalia Daniele.
Proprietária da Pousada Ninhal das Garças, a empresária Josiane Lima de Gusmão acredita que as conexões realizadas durante o evento contribuem para fortalecer todo o Vale.
“Esse vínculo com outros empreendedores é muito importante, pois não estamos falando só da nossa empresa, mas do crescimento de toda a região”.
Karina Soares, da Soares Turismo, também considera a participação muito positiva. “O resultado foi muito bom porque troquei muitos contatos, conversei com bastante gente, produzi roteiros com o pessoal, mostrei as diversas oportunidades de turismo na região e eles ficaram bem interessados”.
Para Renato Junqueira, presidente da Federal Invest – uma das empresas patrocinadoras do evento –, a Feira Encantos do Ribeira tem a missão de promover o turismo. “Em qualquer loja que a gente comprar, parte do recurso vai embora, porque são produtos feitos em outros lugares. O turismo tem o efeito inverso, o recurso fica aqui.
Tudo o que é gasto aqui, fica aqui. E a Feira tem essa missão de mostrar a importância do turismo para a comunidade”.
Dá Gosto Ser do Ribeira
A 2ª Feira Encantos do Ribeira faz parte do projeto Dá Gosto Ser do Ribeira, que reforça a cultura e a valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades em todo o Vale do Ribeira.
O plano estratégico de economia criativa possui ao todo 25 ações focadas em três eixos principais: ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes.