Um vídeo filmado por uma moradora da Ponta da Praia, na manhã desta segunda-feira 02.09, que mostrava a agonia de um filhote de baleia Jubarte encalhado no mar, motivou um grande esforço de salvamento do filhote que contou com voluntários, moradores e profissionais da Fundação Florestal, APA da Ilha Comprida, Arie ZVS, Arie do Guará, Instituto de Pesquisa de Cananeia (Ipec) e SOS Pinguim.
Após as veterinárias avaliarem as condições de saúde do animal, foi mobilizada uma força tarefa para o desencalhe com os integrantes do IPEC- especializados no resgate de animais marinhos. A operação foi acompanhada por moradores e equipe do escritório regional da Fundação Florestal, Iguape, Luana rosa, Ellen Pires, Douglas e Marco Aurélio.
Após cerca de 30 minutos de esforços, a equipe conseguiu levar o filhote para área de praia mais funda e, com auxílio de todos e da maré, ele conseguiu nadar sozinho e voltar ao mar. Para as pessoas que acompanharam o desencalhe do filhote pelas redes sociais, o momento foi de muita emoção e para os que fizeram parte do salvamento, a sensação foi incrível.
Fonte: Asssessoria de Comunicação