O Subsecretário estadual de Convênios com Municípios e Entidades Não- Governamentais, Ronaldo Camargo, foi o moderador do painel que debateu os modelos e benefícios do saneamento para a sociedade paulista e brasileira. Participaram Ester Feche Guimarães, coordenadora de água e esgoto da Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP; Paulo Ferreira, ex-secretário nacional de saneamento e ex-presidente do Instituto de Engenharia; Caio Fontana, professor da Unifesp; e Ivan Whately, vice-presidente do Instituto de Engenharia.
Ester Guimarães falou sobre os fundos municipais de saneamento, os planos regionais e a participação do setor privado na área. Paulo Ferreira tratou do custo-benefício favorável dos investimentos em saneamento vis-à-vis a saúde pública. Caio Fontana abordou o tópico como negócio sustentável e Ivan Whately falou da carência de saneamento básico no País e do esgoto ainda não tratado que corre para nossos mananciais.
As mesas de discussão da Semana Nacional de Engenharia prosseguem até 30 de agosto, abarcando seminários, palestras, debates e eventos de confraternização. O propósito é a valorização das variadas atividades dos segmentos da engenharia e construção no Brasil e a criação de um ambiente propício para a troca de experiências entre todos os participantes.