Agenda de Eventos FASA
Festival de Artes e Saberes das Águas estreia em Iporanga com show de Fabio Zanon e Marcelo Barboza, além de diversos artistas locais, domingo, 4/8
Programação gratuita reúne passeios guiados, oficinas de artesanato e apresentações musicais locais, além do concerto especial do duo de violão e flauta na Igreja Matriz. Até setembro, Campos do Jordão, São Bernardo do Campo, Nazaré Paulista e Santos também irão receber o Festival que celebra, através da música e das artes, os valores sociais e culturais das águas de São Paulo
31/07/2024 09h54 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Cezanne Comunicação - Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

Depois de abrir sua primeira edição, no último dia 14 de julho, em Ilhabela, com apresentação de Danilo Caymmi e Claudio Nucci – além de diversificada programação artística local, o FASA - Festival de Artes e Saberes das Águas aporta, em Iporanga no próximo dia 4 de agosto, domingo. Com direção artística de Pablo Castellar e patrocínio da Sabesp, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o FASA apresentará, até setembro, espetáculos gratuitos em seis municípios paulistas, com músicos de renome nacional e artistas locais, palestras e visitas guiadas às águas de cada território, além de diversos conteúdos virtuais, celebrando o valor cultural, social e os costumes em torno deste elemento vital.

O concerto do dia ficará a cargo do violonista Fabio Zanon e do flautista Marcelo Barboza que celebrarão os cursos d'água subterrâneos de suas cavernas, além dos rios e encontros das águas desta cidade cujo nome, de origem tupi, significa “rio bonito” (y de rio, água e poranga de belo, bonito). A apresentação contará com um repertório exuberante em comunhão com a temática, incluindo as obras: “Encontro das Águas” (Paulo Porto Alegre), “Mitologia das Águas’ (Leo Brower) e “Toward The Sea”  (T. Takemitsu). O concerto será às 17h, na Igreja Matriz, encerrando um dia repleto de atividades culturais.

Continua após a publicidade

Um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional, Fabio Zanon é aclamado por interpretações que combinam imaginação, integridade e uma poderosa sonoridade. Regente, educador e difusor da música clássica, têm contribuído para colocar o violão clássico numa perspectiva cultural mais ampla. É vencedor dos maiores concursos internacionais de violão e já se apresentou em mais de 50 países, em salas de prestígio, como o Royal Festival Hall (Londres), Philharmonie (Berlim), Sala Tchaikovsky (Moscou) e Concertgebouw (Amsterdã), à frente de orquestras como a Filarmônica de Londres, Orquestra Estatal Russa, Berliner Camerata, Orquestra de Câmara de Israel e Sinfônica da Rádio de Dublin. Professor da Royal Academy of Music em Londres e coordenador artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Fabio Zanon recebeu, em 2022, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. 

Continua após a publicidade

Igualmente respeitado pela solidez de seu trabalho orquestral e pela versatilidade de seus projetos como solista, Marcelo Barboza atua como primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e é associado da Royal Academy of Music em Londres. Foi flautista da OSESP de 1994 a 2002; paralelamente, manteve uma constante atividade como solista na Europa, pontuada por gravações para os selos Meridian, SOMM (Grã-Bretanha) e Dacapo (Dinamarca). Residindo na Suécia, atuou na Ópera Real de Estocolmo, Orquestra de Câmara de Odense e na Carl Nielsen Filarmônica. Regressou ao Brasil em 2006 para assumir o posto no Theatro Municipal. É Mestre pela University of London, na Inglaterra, e professor de flauta na FAAM em São Paulo,e já ministrou cursos nas academias de Estocolmo, Piteå e Odense, e na maioria dos festivais brasileiros, incluindo Campos do Jordão e Virtuosi de Recife. 

Continua após a publicidade

 

 

FASA em Iporanga: oficinas, visita guiada e apresentações musicais

 

Durante o dia, o FASA irá oferecer uma grande variedade de atividades e atrações que prestigiam a produção artística local. Às 9h está programada a saída,em frente à Igreja Matriz, para o Passeio FASA pelo PETAR - Núcleo Santana, guiado por Dillan Mendes. Juntamente ao passeio, será realizada uma palestra com foco nas riquezas ambientais, com destaque para as riquezas hídricas de Iporanga, ministrada por Rodrigo Aguiar, gestor do PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Dando início ao FASA da Casa, etapa do projeto que busca abrir espaço aos talentos locais, a artesã Débora Dias irá ministrar uma Oficina na Praça Luiz Nestlehner, totalmente inspirada nos rios e na riqueza de vida aquática de de Iporanga. Artesã desde criança, Débora aprendeu a função de retirada da fibra do tronco da bananeira e elaboração de peças com as fibras com sua avó, que por sua vez aprendeu a técnica com seus antepassados. Suas peças podem ser adquiridas em todo o território nacional. Em 2023, foi contemplada com o projeto cultural “Mulheres de Fibra de Iporanga”, através do edital das demais áreas da cultura da Lei Paulo Gustavo de Iporanga, por meio do qual ministrou três oficinas em comunidades rurais do município, ensinando a tradicional técnica na qual se especializou.  Artesã desde criança, Maria Paixão irá ministrar, no mesmo local, outra oficina de artesanato, utilizando a técnica do balio trançado em taquara (para pesca).

Também na praça, de 13h30 às 16h30, haverá exibição de artesãos locais. O grupo Os Saberes do Cipó Timbopeva vai apresentar suas técnicas com trançado de cestos (João Florindo), vassouras (Renato Pedroso) e jiqui covo (Rudinei Rodrigues de Paula). De 13h30 às 16h30, haverá exposição de fotos em projeção na Igreja Matriz, com registros dos fotógrafos Dillan Mendes e Irineu Ramos de Lima.

Às 15h30, Julio César & Luciano, dupla de músicos de Iporanga, se apresentam no Coreto da Praça Luiz Nestlehner, exaltando a cultura sertaneja local. A dupla vem se apresentando na região em diversos eventos e recebendo prêmios em diversos festivais. Foram os campeões do Festival Sertanejo 2019, de Capão Bonito, e a dupla vencedora da 50ª Roda de Violeiros, em Registro. Em 2024 se apresentaram no Festival Melquíades Álvares Pessoa, no município de São Miguel Arcanjo.

Em seguida, às 16h, no mesmo local, será a vez do Filhos de Iporanga, grupo musical originado a partir de uma canção homônima do compositor desta cidade, Benedito Rodrigues. Desde sua criação, a canção tem sido apresentada em diversos festivais e eventos na cidade de Iporanga e em regiões vizinhas. Músicos veteranos locais integram este grupo que se dedica principalmente ao estilo sertanejo caipira, com ênfase na valorização da viola. 

A partir das 14h será realizada exposição de fotos com registros das cavernas e rios subterrâneos, tão característicos da região, e um dos grandes atrativos do PETAR. Os registros serão projetados em um telão posicionado dentro da Igreja Matriz. As fotos serão de Dilan Mendes, que além de guia, atua também como fotógrafo e é natural de Iporanga. 

 

 

FASA - Festival de Arte e Saberes das Águas | Programação

 

Após Iporanga, o FASA irá percorrer, até setembro, outras quatro cidades paulistas, sempre com participações de artistas renomados nacionais e regionais. Ainda em agosto, no dia 31, será a vez de Campos de Jordão receber o FASA.

No dia 8 de setembro, São Bernardo do Campo será palco para um trio formado pelo bandolinista Hamilton de Holanda, pelo pianista Salomão Soares e pelo baterista Thiago "Big" Rabello, com um espetáculo celebrando as águas no Parque Engenheiro Salvador Arena. 

Na semana seguinte, no dia 15 setembro, a soprano Marília Vargas, a harpista Liuba Klevtsova e a violoncelista Vana Bockse apresentarão em Nazaré Paulista um concerto com repertório integralmente com obras de mulheres compositoras  e que explora a temática das águas. Entre as compositoras brasileiras, obras de Babi de Oliveira, Diva Ponse e Helza Camêu, além das europeias Fanny Mendelssohn, Clara Schumann e Nadia Boulanger. O concerto abordará temas comuns entre os continentes como as sereias, o mar, os rios e riachos, e também representações femininas claramente regionais, nas formas de Janaína ou Lorelei.

Com seus rios, mangues e mar, Santos também está no circuito com um circuito de atividades que em breve será anunciado. 

Além dos concertos, o "FASA Reflexões" convida artistas, pesquisadores, historiadores, cientistas e personalidades comprometidas com as questões ambientais ligadas à água, programando palestras pensadas para dialogar com a história das águas e as peculiaridades hidrográficas de cada cidade. 

Em cada cidade do circuito do projeto é realizado o FASA da Casa, com a valorização da produção cultural dos territórios visitados, trazendo ao público trabalhos artísticos locais que estabelecem conexões com o universo das águas. 

O projeto também irá lançar, após as ações presenciais, o "FASA Digital”, um espaço para o público de todo o Brasil vivenciar a experiência proposta pelo Festival de forma gratuita através das suas mídias digitais. Os conteúdos incluem a websérie “Água na Boca", que antecipa o que será apresentado nos concertos digitais levando aos espectadores um entendimento mais claro sobre as escolhas das obras musicais apresentadas em cada local; a série "O Caminho das Águas" que faz um rico registro audiovisual das riquezas hídricas de cada local e suas relações com a cultura e os costumes sociais de cada território, incluindo imagens exclusivas feitas para trazer toda a diversidade das águas das cidades visitadas; o podcast “Água com História”, que celebra nossa complexa ligação com as águas; e os Concertos Virtuais, todos filmados em alta definição trazendo registros das apresentações musicais.

 

Por fim, o Festival ainda conta com ações educacionais como o "FASA Aulas Magnas", que irá oferecer masterclasses em três cidades deste circuito com a participação de músicos convidados do festival e o "FASA na Escola", uma ação educacional que será realizada em uma das cidades visitadas e que terá como objetivo sensibilizar crianças e jovens, estimulando novos caminhos para compreensão da importância e preservação das águas através de ações que estimulem o entendimento do seu valor social e cultural. 

 

SERVIÇO 

FASA - Festival de Artes e Saberes das Águas

4 de agosto, domingo 

Igreja Matriz - Paróquia de Sant'ana e Praça Luiz Nestlehner

Entrada franca

 

 

Programação

 

09h30 - Passeio FASA e FASA Reflexões no PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira 

Guia local: Dillan Mendes 

Palestrante convidado: Rodrigo Aguiar

Rodovia SP-165, Km 156 s/n Zona Rural, Iporanga - SP

 

*Haverá transporte para o público morador de Iporanga saindo às 09h da Praça Luiz Nestlehner.

 

FASA DA CASA

13h30- 16h30 Exibição de artesãos - Os Saberes do Cipó Timbopeva

João Florindo | Trançado de cestos
Renato Pedroso | Vassouras 
Rudinei Rodrigues de Paula | Jiqui covo (para pesca)

13h 30- Exposição de fotos por vídeo projeção 

Fotógrafo: Dilan Mendes  e Tiço Irineu Ramos

Local: Igreja Matriz | Paróquia de Sant'ana

 

 

OFICINAS 

 

Vagas limitadas Inscrições pelo WhatsApp 21 98678 7720.

 

13h30 - Oficina de Artesanato com Débora Dias 

Local: Praça Luiz Nestlehner

 

14h30 - Oficina de Artesanato com Maria Paixão

Local: Praça Luiz Nestlehner

 

CONCERTOS FASA

 

15h30 - Julio César & Luciano 

Local: Coreto da Praça Luiz Nestlehner

 

16h - Filhos de Iporanga 

Local: Coreto da Praça Luiz Nestlehner

 

17h – Fabio Zanon e Marcelo Barboza

Local: Igreja Matriz | Paróquia de Sant'ana

 

Mais informações em: www.fasa.art.br