Vale do Ribeira FISCALIZAÇÃO
CREA realiza força-tarefa no Vale para garantir segurança e regularidade
Nesta semana, 10 agentes fiscais percorrerão o Vale do Ribeira em uma ação que abrange diversos estabelecimentos
26/07/2024 18h30 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Com informações do site "Portal da Cidade Registro"

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) está promovendo força-tarefa esta semana em 13 cidades do Vale do Ribeira. A iniciativa visa intensificar as ações de fiscalização na região, garantindo a segurança da sociedade e a regularidade das atividades relacionadas à engenharia, agronomia e geociências, como explica Kleber de Jesus Brunheira gerente regional do CREA São Paulo, presente ao evento de apresentação da ação, na última segunda-feira. “A força-tarefa ocorre periodicamente em todo o estado de São Paulo. Além do Vale do Ribeira, outras duas regiões também estão sendo contempladas simultaneamente”, explicou. O evento de apresentação contou com a presença da superintendente do CREA, Maria Edith dos Santos e Rafael dos Santos da Silva chefe do CREA São Paulo.

Nesta semana, 10 agentes fiscais percorrerão o Vale do Ribeira em uma ação que abrange diversos estabelecimentos, incluindo obras, hotéis, pousadas e empresas. O foco estará especialmente nos estabelecimentos que não possuem responsável técnico ou registro adequado. “Além de garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados, a força-tarefa visa valorizar a profissão e proteger a sociedade. No Vale do Ribeira, onde ocorrem festividades com grande fluxo de pessoas, a fiscalização também abrange estabelecimentos como pousadas e hotéis, que utilizam serviços relacionados à engenharia, como manutenção de ar-condicionado, instalações elétricas e estruturas metálicas”, explica Maria Edith.

Continua após a publicidade

Os agentes fiscais visitarão os estabelecimentos pré-determinados, apurando as atividades técnicas realizadas. Eles prestarão orientações necessárias, elaborando relatórios de fiscalização e, posteriormente, realizarão pesquisas em sistemas internos e externos para verificar a regularidade das situações. Caso sejam identificadas irregularidades, as obras terão um prazo para regularização, incluindo a contratação de profissionais habilitados.

Continua após a publicidade

A força-tarefa consiste na concentração de esforços dos agentes fiscais do CREA em uma determinada região, no caso o Vale do Ribeira, com objetivo de verificar a existência de profissionais habilitados à frente das atividades técnicas, bem como assegurar o uso das melhores práticas e técnicas na execução dos serviços. Dessa forma, busca-se proteger tanto os contratantes quanto a sociedade em geral.

Continua após a publicidade

Vale do Ribeira - O engenheiro civil e segurança do trabalho, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira - AEAVR, Roberto Costa Cunha, destacou a importância da força-tarefa realizada no Vale do Ribeira. “Essa iniciativa concentra os esforços dos agentes fiscais para aumentar a fiscalização em prol da segurança da sociedade. Com eventos como a festa religiosa do Bom Jesus de Iguape e outras celebrações na região, é fundamental garantir que as obras e atividades relacionadas à engenharia tenham profissionais habilitados à frente. Além disso, a força-tarefa também contribui para a criação de empregos e a regularização dos estabelecimentos. O atendimento à notificação permite que as empresas se adaptem e busquem profissionais qualificados para suas atividades”.