Senado Federal Senado Federal
Projeto que garante acesso e uso público das praias tem votação adiada na CDR
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) adiou a votação da proposta do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que garante o acesso e o uso...
09/07/2024 16h00
Por: Redação Fonte: Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) adiou a votação da proposta do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que garante o acesso e o uso público das praias ( PL 775/2022 ), após a concessão de vista coletiva nesta terça-feira (9), solicitada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A senadora Janaína Farias (PT-CE) chegou a ler o seu relatório favorável à aprovação da matéria, na forma de substitutivo (texto alternativo). Mas o presidente do colegiado, senador Marcelo Castro (MDB-PI), atendeu o pedido de adiamento de Flávio Bolsonaro. Castro informou que a votação deverá ficar para a reunião da próxima semana.

Continua após a publicidade

O projeto altera o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei 7.661, de 1988) e o Estatuto das Cidades (Lei 10.257, de 2001) para assegurar o acesso público às praias em todo o país, em regiões urbanizadas ou não, exceto nas áreas de interesse de segurança nacional ou que façam parte de unidades de conservação.

Continua após a publicidade

Janaína Farias apresentou um novo substitutivo, que difere do que foi apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). A relatora aproveitou algumas das medidas sugeridas por Contarato, mas retomou partes do projeto original e acrescentou outras modificações. Entre outros dispositivos, a nova versão apresentada por Janaína Farias amplia o conceito de praia para incluir, além das faixas de areia, cascalhos ou pedregulhos banhados pelo mar, aquelas localizadas nas margens de lagos e rios.

Continua após a publicidade

Depois da CDR, o projeto será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).