Seguindo um dos pilares do Instituto Sócrates Guanaes, o Hospital Regional de Registro (HRR) promove treinamentos periodicamente com suas equipes, visando qualificar cada vez mais o atendimento ao paciente. Nos dias 3 e 4 de novembro, a Unidade realizou o Workshop sobre Cuidados com Estomias Intestinais e Urinárias, com o objetivo de treinar a equipe multidisciplinar para a demarcação pré-operatória e também sobre as medidas necessárias para garantir uma reabilitação mais eficiente e segura ao paciente.
Realizado para as equipes do diurno e do noturno, o workshop contou com a participação da enfermeira intensivista Marina Barghetti, convidada para ensinar as técnicas de demarcação pré-operatória. Marina também abordou os cuidados para reduzir os riscos de complicações pós-estomia, que incluem a demarcação correta, a escolha do equipamento coletor e a educação tanto da equipe que atende o paciente, quanto do próprio paciente e seus cuidadores.
Enfermeira especialista em Estomaterapia e responsável pelo Programa de Assistência aos Ostomizados do SUS que funciona junto ao Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua em Pariquera-Açu, Sandra Adorno falou sobre os cuidados da enfermagem com as estomias e os direitos dos ostomizados. Além de fornecer bolsas coletoras para os pacientes, o Programa oferece atendimento com enfermeira, assistente social, nutricionista, psicólogo e médicos. O objetivo, segundo Sandra, é contribuir para que o paciente que usa bolsa aprenda a se cuidar sozinho e volte a ter a vida familiar e social que tinha antes da cirurgia, com liberdade e independência.
No primeiro dia, a programação contou com a palestra do médico cirurgião geral do HRR, Dr. Fabiano Ferrari, que abordou as técnicas cirúrgicas na confecção de estomias urinárias e intestinais. O Workshop também mostrou os diversos tipos de bolsas coletoras, que devem ser escolhidas de acordo com o perfil de cada paciente.