Neste sábado (22), às 18 horas, no Kaikan - Sede Social da ACNBI - Associação Cultural Nipo-Brasileira de Iguape - Clube Japonês, será apresentado o espetáculo ‘Os três sobreviventes de Hiroshima’.
O espetáculo conta as histórias dos sobreviventes Junko Watanabe, Kunihiko Bonkohara e Takashi Morita, com a participação dos atores Ricardo Oshiro, no papel de Takashi Morita, e Rogério Nagai, no papel de narrador.
A atividade é gratuita e uma parceria entre a Fábrica de Cultura de Iguape, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Iguape, com apoio institucional da UCES (União Cultural e Esportiva Sudoeste) e da Prefeitura de Iguape.
No palco, três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e três do Holocausto fazem seus depoimentos dos piores genocídios da humanidade. Os relatos dos momentos em que estiveram nos campos de concentração e de extermínio, além de guetos, da fome, de tudo o que viram e sentiram durante a bomba atômica e os dias seguintes do final da II Guerra Mundial, até a imigração para o Brasil.
Em cena, o coletivo atua no formato de teatro-documental, também conhecido como bio drama. Fotos originais, vídeos e canções da época compõem o clima da apresentação.
Os três sobreviventes de Hiroshima têm roteiro e direção de Rogério Nagai e assistência de direção de Ricardo Oshiro. A produção executiva é de Ana Lys. Design, voz em off, locução e operação de vídeo de Alexandre Mercki; operação de luz de Fábio Ferretti.
O espetáculo tem apoio institucional da Aliança Cultural Brasil–Japão e Consulado Geral do Japão em São Paulo e apoio cultural da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Iguape e UCES - União Cultural e Esportiva Sudoeste.
O Kaikan - Clube Japonês está localizado na Rua Monsenhor Crescente, 94, Centro de Iguape.