Jacupiranga participou do Workshop Científico do Semear Digital, da Embrapa Digital, nos dias 6 e 7 de junho, em Piracicaba. O município foi representado pelo ponto focal Mauro Trianoski e pelo colaborador da Casa da Agricultura, Valdecir Aparecido da Silva.
No evento discutiram com outros 9 Distritos Agrotecnológicos (DATs), os próximos passos da implantação do projeto que irá dar continuidade nos estudos e pesquisas da Embrapa em tecnologia digital no campo.
Jacupiranga, São Miguel Arcanjo (SP) e Ingai (MG) foram os três municípios escolhidos como prioritários neste projeto, que inclui conectividade, Nfe, marketplace, aplicações para clima, irrigação, agricultura de precisão, identificação de startups voltadas para a agro/conectividade (radar Agtech e parceiros do CPQD).
O Semear Digital vai propor soluções adaptadas às diversas realidades rurais no País e, por meio de parcerias, identificar gargalos de conectividade e propor soluções em comunicação; pesquisar, desenvolver e validar tecnologias habilitadoras para soluções digitais. E, ainda, capacitar produtores, técnicos agrícolas e consultores em tecnologias digitais por meio de associações de produtores, cooperativas, escritórios de extensão rural públicos ou privados.
Entre os potenciais parceiros do projeto, a depender do estágio do DAT, estão: produtores e cooperativas, grandes empresas fornecedoras, startups e programas de apoio ao empreendedorismo e inovação aberta, agentes financeiros e públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de instituições de ensino e pesquisa.