Já faz um tempo que o YT aluga filmes e programas de TV de parceiros, mas, agora, a expansão vem mais como um serviço de streaming.
O usuário vai poder assinar e assistir a conteúdos de mais de 30 outros streamings diretamente do YouTube — incluindo Paramount +, Showtime, AMC+ e NBA League Pass.
Qual a lógica da parceria?
Você pode estar pensando que seria ruim para os streamings cederem suas produções ao YouTube, afinal, não será mais necessário assiná-los para assistir a elas.
Por outro lado, considere que os gastos que esses streamings tiveram com as produções originais é alto e já foi pago. Depois de pronto, torna-se atrativo ter mais possibilidades de distribuir o título para o público — e os 2 bilhões de usuários do YT são perfeitos pra isso.
Como será distribuído o bolo? 50/50. Metade das assinaturas do “Primetime Channel” será destinada aos provedores de streaming. Além disso, eles ganham parte da receita dos ads veiculados durante os filmes.
Na prática, o YouTube tende a virar um hub de assinaturas — ou um conglomerado de streamings —, chegando cada vez mais perto do objetivo de ser um marketplace de entretenimento e vídeo.
Uma vez que os novos programas são incorporados à funcionalidade de recomendação com base no histórico, o usuário terá acesso aos conteúdos de diversos streamings, sem precisar sair do YouTube. É quase uma TV à cabo 2.0…
A plataforma de vídeo dá esse passo justamente em um momento em que a receita por ads das BIG TECHs como um todo está em queda. Diversificar fontes de receita nunca fez mal pra ninguém. risos.