Vinte mulheres empreendedoras, tanto da área urbana quanto rural de Iguape, participaram do curso gratuito ‘Processamento Caseiro de Frutas e Vegetais’ na semana passada, no prédio da Cozinhalimento Municipal, na Vila Garcês.
Sob a orientação da instrutora Ana Lúcia, do Senar, o curso resultou na produção de conservas de legumes, compotas de frutas e geleias. Esta iniciativa foi possível graças à parceria entre o Sindicato Rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Fundo Social de Solidariedade e a Prefeitura Municipal de Iguape.
Com duração de três dias, o curso teve como objetivo ensinar técnicas de processamento caseiro de alimentos sem a utilização de processos químicos. As participantes aprenderam a utilizar excedentes de produção, aproveitando as safras de legumes e frutas, além de encontrar novas fontes de renda.
Na tarde de quarta-feira (29/05), as alunas participaram de uma confraternização de encerramento do curso. A cerimônia contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mirtes Bueno Lima, e as participantes levaram para casa as delícias produzidas durante os dias de aprendizado.
Os cursos oferecidos pelo Senar são focados em empreendedorismo, qualificação e capacitação profissional. A Cozinhalimento Municipal, construída em 2023, oferece uma infraestrutura completa e equipada para a realização dessas capacitações, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.